principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 11 de Setembro de 2018

Governo dos Açores celebra acordos de cooperação nas áreas do emprego e da saúde com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

O Secretário Regional da Saúde realçou hoje, em Angra do Heroísmo, a importância dos dois protocolos de colaboração assinados entre os Governos da República e da Região para a persecução da melhoria de vida dos cidadãos reclusos.

 

“Estas áreas que nós estamos aqui a abordar, quer ao nível da saúde, quer ao nível do emprego, são fundamentais. Estes cidadãos, ao estarem melhor formados, com certeza que terão capacidade para terem melhores hábitos de vida e, tendo melhores hábitos de vida, terão uma reinserção com maior sucesso“, afirmou Rui Luís.

 

O titular da pasta da Saúde falava na cerimónia de assinatura dos dois protocolos de cooperação, um entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Secretaria Regional da Saúde e a Casa do Povo de Santa Bárbara, e o outro entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a Vice-Presidência do Governo.

 

O acordo, na vertente da saúde, prevê sessões de educação para a saúde e sessões psico-educativas mensais e acompanhamento psicológico em consultas individuais, dirigidas a reclusos do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo.

 

“Esta é uma ação que se enquadra no Plano Regional de Saúde no sentido de diminuir os comportamentos de risco e a prevalência do consumo, com vista a facilitar a reinserção social dos cidadãos em contexto prisional”, frisou Rui Luís.

 

O Secretário Regional salientou que se trata de uma iniciativa que está em linha com “a missão da tutela de promoção da saúde, que fomenta a autonomia do recluso e a sua inserção como cidadão socialmente ativo”.

 

As sessões educativas incluem, entre outras temáticas, 'Comportamentos Aditivos e Dependências', 'Atividade Física', 'Identidade', 'Relacionamento Interpessoal' e 'Fatores de Risco e Fatores de Proteção'.

 

“Este é um bom exemplo do propósito do Governo dos Açores em diminuir os problemas ligados aos comportamentos aditivos e dependências, em estreita cooperação com outras instituições da sociedade civil e departamentos governamentais“, afirmou Rui Luís.

 

O titular da pasta da Saúde acrescentou que os cidadãos reclusos com problemas de consumo de substâncias têm necessidades em saúde muito específicas, que exigem tratamentos adequados e multidisciplinares.

 

Atualmente, a Secretaria Regional da Saúde, através da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, intervém na área do tratamento através de outras parcerias nos estabelecimentos prisionais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e no polo da Horta, abrangendo um total de 71 reclusos.

 

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional destacou, por seu lado, que a Vice-Presidência do Governo tem por objetivo contribuir para aumentar a empregabilidade futura dos cidadãos reclusos, através da realização de cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC), que os dotem de mais qualificações e competências.

 

Nesse sentido, Paula Andrade considerou que o protocolo hoje formalizado com a Direção Geral dos Serviços Prisionais permitirá vir a desenvolver mais cursos para além do que está previsto em Ponta Delgada, junto dos outros estabelecimentos existentes na Região, contribuindo assim para a inclusão social dos formandos.

 

“O emprego certamente será um fator-chave na sua reintegração social”, salientou a Diretora Regional, assegurando a disponibilidade do Governo dos Açores para alargar e reforçar a parceria estabelecida.

 

Os Cursos ABC são uma das medidas da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, criada pelo Governo Regional com o objetivo de dotar adultos que, por várias razões do seu percurso de vida, não tiveram oportunidade de concluir níveis de escolaridade, nem de adquirir mais conhecimentos para o desempenho de uma profissão.

GaCS/VPGECE/SRS
 
Anexos:  
2018.09.11-SRS-Protocolo DGRSP(1).mp3 2018.09.11-SRS-ProtocoloDGRSP(2).mp3 2018.09.11-DREQP-ProtocoloDGRSP.mp3   18.3390.JPG 18.3391.JPG 18.3392.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal