principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 29 de Março de 2019

Avelino Meneses apela à construção de uma escola inclusiva

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, na ilha Terceira, que uma sociedade democrática que não admite a exclusão, como é o caso dos Açores, tem de “construir uma escola onde caibam todos”.

 

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de entrega do prémio 'Ousar, Intervir Melhorar 2019' à Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, na Vila de São Sebastião, defendeu que “é urgente que as famílias, as comunidades, as escolas sejam arautos de uma sociedade melhor, na qual ninguém fique para trás, porque ninguém pode, nem deve ficar para trás”.

 

Neste sentido, o titular da pasta da Educação referiu que o dia de hoje fica “marcado” pela publicação de uma alteração à portaria que regula o desporto adaptado, que, nos Açores, reúne cerca de um milhar de atletas e cinco dezenas de entidades promotoras.

 

A alteração da portaria deve-se à evolução do desporto adaptado ao longo dos anos, fundamentalmente pelo seu crescimento, e à sua aproximação à prática do modelo associativo, fruto do acréscimo e do aperfeiçoamento da atividade física, acrescentou.

 

O Secretário Regional considerou que o projeto 'Musicalidades da Língua', vencedor da edição de 2019 do prémio 'Ousar, Intervir, Melhorar', se destaca pela “inovação, multidisciplinaridade, promoção das aprendizagens formal e não formal e integração dos saberes da comunidade”.

 

Este projeto, que envolve todas as turmas do 1.º Ciclo em ambas as escolas da unidade orgânica, concretamente em São Sebastião e Porto Judeu, num total de 207 alunos, tem por objetivo contribuir para o aumento da literacia dos estudantes.

 

Com este projeto, a escola pretendeu usar as artes ao serviço do estudo da língua, trabalhando em simultâneo a música, o teatro e a língua portuguesa, pondo os primeiros ao serviço da última.

 

O prémio 'Ousar, Intervir, Melhorar' foi instituído no sentido de reconhecer e valorizar as unidades orgânicas que dinamizam projetos próprios, criados ou adaptados por elas e que deem resposta aos problemas de natureza pedagógica com os quais se deparam.

 

A criação deste prémio visa valorizar o trabalho realizado pelas escolas no combate ao insucesso e abandono escolares, contribuir para melhorar as condições de ensino e aprendizagem dos alunos, dar a conhecer aos seus pares, comunidade escolar e sociedade em geral os resultados do trabalho desenvolvido na unidade orgânica em prol do sucesso educativo e promover o sucesso educativo.

GaCS/PB
 
Anexos:  
2019.03.29-SREC-OusarIntervirMelhorar.mp3   19.4917.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal