Cofinanciado por:
Custo Total Elegível: 1.172.610,25€
Comparticipação FEDER : 996.718,71€
Objetivo principal da operação:
Aumentar a eficiência e a segurança na mobilidade terrestre de mercadorias e de passageiros
Descrição da operação:
O Plano Integrado dos Transportes (PIT) definiu como política a desenvolver no domínio das redes viárias, a manutenção da qualidade das acessibilidades, por forma a garantir os elevados padrões de segurança das estradas e, consequentemente, promover uma diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária.
Neste contexto, o PIT identificou várias medidas a implementar, onde se inclui a medida 33 – Intervenção nos circuitos logísticos terrestres de São Miguel, que contempla a Reabilitação da ER 1 – 1ª entre Mosteiros e Pilar da Bretanha e a beneficiação da ER 7 – 2ª no Pico do Fogo
A intervenção a efetuar situa-se em dois troços distintos, um na ER. Nº1 – 1ª entre o Pilar da Bretanha e o Ramal para os Mosteiros, com 8,2 km de extensão e o outro na ER, nº 7-2ª entre a zona do Botelho e o ramo de ligação á via rápida Lagoa/Ribeira Grande no Pico do Fogo, com 2,5 km de extensão, ambos no concelho de Ponta Delgada.
O atual troço de estrada regional entre as freguesias do Pilar e dos Mosteiros apresenta um pavimento em semipenetração betuminosa já envelhecida e degradada. No troço da ER nº 7-2ª preconiza-se a aplicação de nova camada de desgaste sobre o pavimento existente na generalidade do traçado, cujo pavimento se encontra bastante degradado, bem como será alterado o atual entroncamento dos Portões Vermelhos para rotunda, dado que a geometria atual não é a mais correta para o fluxo de tráfego predominante, que se efetua entre a Via Rápida e o parque industrial da Lagoa. A rotunda terá um raio interior de 14m e a faixa de rodagem terá 10,0 m de largura, constituída por duas vias de 4,5m de largura e berma de 1,0m. A empreitada é assim exclusivamente constituída por trabalhos de pavimentação e sinalização horizontal.
Serão realizados trabalhos preparatórios, por administração direta pela Direção de Serviços de Estradas (DSE), nomeadamente ao nível da melhoria do sistema de drenagem, com a construção de algumas passagens hidráulicas e de valetas em toda a sua extensão. Neste troço a reabilitação do pavimento passa, na sua generalidade, pela subida da rasante com aplicação de nova camada de base e de desgaste.
O traçado na generalidade das áreas de intervenção, respeitara a geometria existente em planimetria e altimetria. Em perfil transversal, a faixa de rodagem atual da ER nº 78-2ª tem 6,00m de largura em secção corrente, ladeada por valetas. No troço da ER. nº 1-1ª, o perfil transversal da faixa de rodagem atual tem 6,00m de largura em secção corrente, ladeada por lancis que serão previamente removidos.