principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 28 de Junho de 2019

Banco Condor com novo sistema radar para fiscalização contínua

O banco submarino Condor, onde decorrem estudos científicos que permitem monitorizar as dinâmicas ambientais e biológicas de várias espécies demersais, tem um novo sistema radar associado ao sistema identificador automático de embarcações (AIS) para vigilância e fiscalização, operado pela Inspeção Regional das Pescas.

 

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Horta, que este banco, encerrado à pesca desde 2010 enquanto observatório científico, “é, talvez, o banco mais estudado no mundo”.

 

“O Condor é um exemplo internacional em termos de investigação e reconhecido nos meios científicos”, frisou Gui Menezes.

 

Segundo o governante, através deste banco, “tem-se recolhido imensa informação e aumentado o conhecimento sobre o funcionamento de ecossistemas, contribuindo para a pesca e para a ciência”, congratulando-se por, “em diálogo com o setor, se ter conseguido criar esta área”.

 

O Secretário Regional falava na apresentação do sistema radar e do identificador automático de embarcações (AIS), instalado há um mês, e que contou com a presença de autoridades marítimas, associações do setor, pescadores e armadores.

 

Durante a apresentação, foi recriada uma situação prática de utilização do equipamento, com a colaboração da embarcação ‘Águas Vivas’, do Departamento de Oceanografia e Pescas, a pairar junto à coroa do Banco Condor, numa demonstração em tempo real.

 

“Todos temos de ter consciência de que a pesca ilegal e a fuga à lota são fenómenos que prejudicam a pesca e os pescadores que cumprem com as normas em vigor, bem como os ecossistemas e os recursos marinhos”, afirmou Gui Menezes.

 

Neste sentido, alertou para a necessidade da implementação de medidas precaucionarias, “com vista à sustentabilidade dos recursos pesqueiros dos Açores”.

 

“É preciso garantirmos recursos para os netos dos netos dos nossos netos”, disse.

 

Gui Menezes reiterou que a área do Condor “tem de ser fiscalizada”, acrescentando que "o novo sistema é muito eficaz”.

 

O titular da pasta das Pescas apontou ainda a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA) enquanto “parceiro importante” na proteção desta área, referindo que sugeriu a instalação de um sistema radar, por ser mais eficaz.

 

Este radar, que funciona continuamente, será estendido a outros locais com condicionamentos à atividade da pesca, nomeadamente às ilhas do Pico, São Jorge e São Miguel.

 

Os dados deste novo sistema estão disponíveis para todas as entidades que fazem fiscalização no mar, nomeadamente a GNR, a Autoridade Marítima e o Comando Naval, no sentido de garantir uma fiscalização efetiva e coordenada.

 

O radar, que pode ser acedido também através do telemóvel, pretende ser “um dissuasor da pesca ilegal”, considerando a sua capacidade de deteção em direto.

 

“Temos uma área vastíssima de mar, e temos de partir para a instalação deste tipo de sistemas, bem como imagens de satélite”, referiu o Secretário Regional.

 

Gui Menezes afirmou que as Áreas Marinhas Protegidas “têm de ser efetivas", acrescentando que, "cada vez mais, a tendência será a de utilizar este tipo de tecnologias para que estas zonas sejam vigiadas”.

 

O Condor, situado a cerca de 17 quilómetros da ilha do Faial, é um dos bancos submarinos mais acessíveis para a comunidade científica, já que a maioria destes bancos se encontra no oceano profundo e em mar alto, longe da costa das ilhas.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.06.28-SRMCT-RadarCondor(1).mp3 2019.06.28-SRMCT-RadarCondor(2).mp3   19.5720.jpg 19.5721.jpg 19.5722.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 14 e 15 de novembro

Açores reforçam cooperação na agricultura com Cabo Verde

Comissão Europeia aprova ajustamentos ao caderno de especificações do Mel dos Açores DOP

Secretária Regional da Saúde encerra no Corvo a ronda de visitas às Unidades de Saúde de Ilha

Museu do Pico promove lançamento do livro "E Foi Assim…", de Raquel André Machado

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal