principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Gui Menezes - Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia XII GRA
 

Biografia
 Gui Manuel Machado Menezes

Nascido em: 

Tem 49 anos. Doutorado em Ecologia Marinha pela Universidade dos Açores e licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É Investigador Auxiliar no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, onde ingressou em 1993. O seu trabalho de investigação tem abordado áreas diversas, principalmente relacionadas com as espécies de peixes demersais e de profundidade, bem como ecologia do mar profundo em geral. Desde 1996 tem cocoordenado as campanhas anuais de monitorização das abundâncias das espécies demersais e de profundidade dos Açores.

Participou como coordenador ou membro de equipas de investigação em inúmeros projetos de investigação regionais, nacionais e internacionais, bem como em inúmeras campanhas de investigação nacionais e internacionais no Atlântico e, principalmente, nos Açores, Madeira e Cabo Verde, na sua maioria dirigidas ao estudo das espécies de peixes demersais e de profundidade.

É autor ou coautor de mais de 60 artigos científicos publicados ou em publicação, na sua maioria em revistas científicas internacionais com revisão entre pares, e organizou congressos, workshops e participou como conferencista em inúmeros congressos e encontros científicos da sua especialidade.

Em 2008 ganhou o prémio no Concurso Nacional de Inovação BES 2008 (IV Edição) na área de Comércio e Serviços, organizado anualmente pelo Banco Espírito Santo, tendo, nesta sequência, sido distinguido, em 2009, pela Câmara Municipal da Horta, com a Medalha de Mérito Municipal Dourada.

Fez parte de vários grupos de reflexão sobre as pescas e a ciência por nomeação do Governo Regional dos Açores, tendo sido, nos últimos quatro anos, representante regional no Conselho Económico e Social (CES) por nomeação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e representante nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no grupo estratégico europeu SCARFish integrado no SCAR (Standing Committee on Agricultural Research).
 
Participou, igualmente, ao longo dos anos, em vários grupos de trabalho do ICES (Internacional Council for the Exploration of the Sea) e em vários Conselhos Regionais das Pescas.

É um dos membros da direção do centro de investigação FCT - MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), e tem integrado durante vários anos os corpos sociais do IMAR (Instituto do Mar), do OMA (Observatório do Mar) e de outras instituições locais.

 




<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal