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Oficina de Projetos de Promoção de Leitura

 

NOTA INTRODUTÓRIA

«Não vale a pena o voluntarismo, é inútil, ler sempre foi e será coisa de uma minoria. Não vamos exigir a todo o mundo a paixão pela leitura.». Esta declaração foi proferida por José Saramago, na Biblioteca Municipal de Oeiras, no dia 31 de maio de 2006, na véspera do lançamento do Plano Nacional de Leitura.
Inserida naquele contexto muito particular, a declaração deu origem a uma polémica que trouxe para o debate público a questão da promoção da leitura e da utilidade do Plano Nacional de Leitura.
A análise sistemática desta polémica permite traçar um conjunto de ideias-chave acerca dos discursos sobre a leitura. Como consequência dessa análise podemos identificar uma tensão entre o excesso dos discursos e a pobreza das práticas em torno da promoção da leitura.
A nossa proposta, que iremos detalhar ao longo desta oficina, é a de que é urgente «mudar os discursos e mudar as práticas». Para tal consideramos fundamental a aplicação consequente de metodologias de trabalho que garantam a eficácia e a eficiência dos projetos de promoção da leitura.

OBJETIVOS DA OFICINA 

Objetivo Geral
No final desta oficina os formandos devem ser capazes de efetuar a aplicação prática da metodologia de projeto no âmbito da promoção da leitura

Objetivos Específicos
Os formandos devem ser capazes de:
• Enunciar os conceitos base ligados à promoção da leitura
• Caracterizar os diferentes níveis intervenção (plano, programa, projeto)
• Aplicar a metodologia de projeto à promoção da leitura
• Definir um projeto de promoção da leitura passo-a-passo 
  
   
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
1. Discursos sobre a leitura
2. Programas de promoção da leitura
3. Projetos de promoção da leitura
4. Definir um projeto passo-a-passo
a. Caracterização do público-alvo
b. Definição do objetivo geral e dos objetivos específicos
c. Definição do plano de ação (linhas-de-ação e ações)
d. Calendarização das ações (cronograma)
e. Definição funções e tarefas da equipa
f. Orçamentação e financiamento do projeto
g. Definição de medidas de avaliação
5. Fatores de sucesso 


CARGA HORÁRIA E HORÁRIO

DATAS E LOCAIS
  
14 horas - Manhã (09:00 – 12:30) / Tarde (14:00 – 17:30)

30 e 31 de março – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (Angra do Heroísmo)
3 e 4 de abril - Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
6 e 7 de abril - Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Horta)
 
    
METODOLOGIA

Privilegia-se a abordagem prática, sendo utilizados todos os métodos pedagógicos (método expositivo, método demostrativo, método ativo e método interrogativo). Dada a especificidade da oficina, será definido passo-a-passo um projeto de promoção da leitura de modo a exercitar a metodologia proposta. 
    
    
PÚBLICO ALVO Nº DE FORMANDOS

EXIGÊNCIAS DE HARDWARE Técnicos ligados ao desenvolvimento de projetos de promoção da leitura

Mínimo 10; máximo 18

Formador: Computador + projeto vídeo + ligação 
   
Formandos: Computador com word e excell instalados 

SOFTWARE: PowerPoint + Word + Excel 
     
FORMADOR(A) Filipe Leal

Possui a Licenciatura em História (FLL), o Curso de Especialização em Ciências Documentais (FLL) e o Curso de Especialização em Estudos das Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE). Obteve em 2007 o grau de Mestre em Ciências da Educação - Educação e Leitura (FPCE).
Desde 1988 que exerce a atividade de bibliotecário em diversas bibliotecas públicas portuguesas (Setúbal, Alcácer do Sal, Vendas Novas e Oeiras). De novembro de 2002 a setembro de 2007 foi Chefe da Divisão de Bibliotecas (DBDI), de setembro de 2007 a janeiro de 2011 foi Diretor do Departamento da Cultura (DPHCB), de agosto de 2008 a março de 2010 foi Coordenador do Grupo de Trabalho dos 250 Anos de Oeiras. Todos estes cargos foram exercidos na Câmara Municipal de Oeiras.
Para além da sua atividade como bibliotecário desenvolve também uma atividade regular de docência e formação na área das bibliotecas. Foi docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa. É formador associado de diversas instituições portuguesas. Entre as matérias em que é formador destacam-se: bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, literacia de informação, difusão documental.
No âmbito da promoção da leitura refira-se que (para além de ter desenvolvido a dissertação de mestrado intitulada «Discursos sobre a leitura – Análise da polémica em torno do Plano Nacional de Leitura) coordenou o trabalho de conceção e planeamento, organização e implementação do Programa Oeiras a Ler. Ao longo da sua carreira já concebeu e implementou dezenas de projetos de promoção da leitura. Proferiu palestras e ministrou cursos em Portugal e no Brasil sobre a temática da promoção da leitura. Atualmente é docente na Pós-Graduação em Livro Infantil na Universidade Católica Portuguesa, onde ministra a cadeira de Promoção, Mediação e Animação da leitura.  

30 e 31 de março – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (Angra do Heroísmo)

3 e 4 de abril - Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

6 e 7 de abril - Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Horta)

Horários: manhã (09:00 – 12:30) / tarde (14:00 – 17:30) Total: 14 horas

A ficha de pré-inscrição deve ser enviada por correio, fax ou e-mail, até ao dia 21 de março, para:
Direção Regional da Cultura
Direção de Serviços Externos e Ação Cultural
Palacete Silveira e Paulo – Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Fax: 295 403001 |drac.info@azores.gov.pt

 
Anexos:
ficha de inscrição.docx
 
 
 


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