principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
ACORES-06-2114-FEDER-000005 | Casa dos Vulcões
 

Cofinanciado por:


DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Casa dos Vulcões

CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2114-FEDER-000005

OBJETIVO PRINCIPAL: Promover o património natural e cultural, com especial interesse na consolidação da imagem da Região

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 2.210.792,00€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 1.879.173,20€

DESCRIÇÃO: Pretende-se a construção de um edifício denominado de “Casa dos Vulcões”, no Lajido de Santa Luzia, um pequeno aglomerado rural cuja génese está ligada ao cultivo da vinha e da figueira e que se encontra situado em plena Paisagem da Vinha, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004.

O local proposto para a Casa dos Vulcões encontra-se em pleno núcleo do Lajido de Santa Luzia, num terreno contíguo ao caminho de costa que o atravessa. O terreno apresenta duas pré-existências em ruína, ambas ligadas ao cultivo da vinha: a primeira localizada a nascente e utilizada como armazém e a segunda, localizada a poente, outrora um alambique.

As duas construções, independentes entre si, encontram-se implantadas nos limites do terreno cujo acesso é feito por um portão que abre diretamente sobre um espaço exterior do qual se vê, inteiramente, a montanha do Pico.

O interior da Casa dos Vulcões contrasta com o seu exterior no material proposto - betão aparente - mas não no ambiente que para ele se pretende: de alguma penumbra, com uma atmosfera pétrea conferida pelo material de que é feito, procurando enfatizar a relação com o exterior através de duas grandes janelas que ensaiam o contra luz dramático das adegas tradicionais, o contraste entre a luminosidade exterior e a penumbra interior.

O interesse inerente ao núcleo do Lajido e também a sua proximidade a estruturas geológicas muito importantes poderão ser visitadas como extensão da visita ao edifício.

Este fator é muito importante dada a forte componente pedagógica do edifício cujo desenvolvimento será realizado por uma equipa que trabalhará os conteúdos expositivos de modo a dirigi-los tanto ao turista comum quanto à numerosa comunidade emigrante que regressa periodicamente à ilha, às escolas e à própria população residente.

Complementarmente à componente pedagógica, o edifício terá também uma vertente científica relacionada com a atividade vulcânica da Montanha do Pico e que será possível através da sua monitorização, análise e tratamento de dados, procedimentos que serão acessíveis não só à comunidade científica como também ao visitante comum.

RESULTADOS: Maior amplitude à estratégia de prestigiar e qualificar os fatores distintivos regionais, aproveitando e majorando as suas características singulares, de modo a que a imagem que turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, associem ao Arquipélago e à sua beleza, riqueza e diversidade natural e cultural saia reforçada, enquanto território de excelência para a visitação e estada.

Casa dos Vulcões

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal