principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ontário , 18 de Janeiro de 2020

Açorianos no mundo têm direito e obrigação de participar no projeto de desenvolvimento dos Açores, afirma Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas apelou, no Canadá, aos Açorianos da diáspora para que se envolvam e participem no projeto de desenvolvimento dos Açores.

 

Rui Bettencourt, que falava a órgãos de Comunicação Social de Ontário, numa sessão de divulgação da plataforma ‘Açorianos no Mundo’, salientou que “a ideia é fazer com que o projeto açoriano seja produzido pelos que estão nos Açores e também pelos que estão fora dos Açores”.

 

“É um passo muitíssimo grande que é dado, porque a partir daqui reconhece-se que todos os Açorianos, onde quer que estejam e qualquer que seja a geração, têm o direito de participar nos Açores, aliás, têm o direito, mas também têm uma obrigação apaixonante de participar, de se envolver no projeto açoriano” afirmou.

 

“Este projeto, que para nós é fundamental, é um passo gigantesco na história da Autonomia porque, na nossa história, temos a nossa Autonomia, que é relativamente curta perante os 600 anos de história dos Açores e perante os 400 anos de emigração açoriana”, disse Rui Bettencourt.

 

O Secretário Regional apelou também à Comunicação Social para que ajude a fazer chegar esta informação à comunidade açoriana ali residente, para que se mobilizem e se registem no site 'Açorianos no Mundo', no qual haverá depois candidaturas por cada círculo eleitoral e as eleições para o representante de cada circulo eleitoral no Conselho da Diáspora Açoriana, que, no caso da diáspora, é de 19 conselheiros.

 

“Os 19 conselheiros vão ser aqueles que vão representar os Açorianos que estão em todo o mundo e a ideia central é fazer com que, primeiro, qualquer Açoriano de 1.ª geração ou de outras gerações seja reconhecido, e, segundo, que esse Açoriano se possa envolver no projeto de vida dos Açores”.

 

Para o governante, “este é um projeto que é inédito de certeza e é até revolucionário porque alarga a representação dos Açorianos”, por ser “a primeira vez que os Açorianos no mundo, que não estão nos Açores, podem votar em representantes seus, é um grande passo que é dado”.

 

Rui Bettencourt recordou aos jornalistas o processo de criação do Conselho da Diáspora Açoriana, que foi aprovado na Assembleia Legislativa, e os seus objetivos, referindo que a intenção do Governo dos Açores passou por criar uma plataforma eletrónica para “registar e fazer o mapeamento dos Açorianos que estão por todo o mundo”.

 

“Os Açorianos no mundo têm uma realidade muito particular, têm uma grande ligação aos Açores e têm uma identidade açoriana”, disse ainda o Secretário Regional, sublinhando que “todos eles têm o seu percurso, todos eles têm isso em comum, são pessoas com uma ligação e com uma identidade açoriana muito forte”, que interessa “valorizar e reconhecer”.

 

O Secretário Regional, acompanhado pelo Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, visitou esta semana a comunidade açoriana no Canadá, num périplo que começou no Quebeque, passou por Manitoba, Alberta, British Columbia e termina hoje no Ontário, com o objetivo de divulgar a plataforma ‘Açorianos no Mundo’ numa série de encontros que decorreram nas Casas dos Açores do Ontário, Quebeque e Winnipeg e em outras associações e instituições.

 

Em Port Coquitlam, na província de British Columbia, Rui Bettencourt visitou duas empresas, dos emigrantes açorianos Isidro Flores e Joaquim Cunha, que trabalham na área da construção.


GaCS/SN
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.01.17-SRAPRE-Toronto(1).mp3 2020.01.17-SRAPRE-Toronto(2).mp3 2020.01.17-SRAPRE-Toronto(3).mp3   20.7294.jpg 20.7295.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal