principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Comemorações dos 500 anos de Dighton Rock - 24 de Setembro de 2011

 

O Governo dos Açores encontra-se a organizar, através da Direcção Regional das Comunidades, um espaço dedicado aos Açores no âmbito das Comemorações dos 500 anos de Dighton Rock, promovendo os Açores na sua dimensão mundial, fazendo representar as ilhas e as comunidades açorianas de maior expressividade.

O programa consistirá nas seguintes actividades:

  • Conferência
  • Desfile de estandartes e bandeiras de diversas instituições açorianas sediadas em Massachusetts e Rhode Island
  • Exposições: “Construir Cultura” e “Vestimentas dos Açores”
  • Música com artistas dos Açores, Brasil, Estados Unidos e Canadá
  • Homenagem a alunos emigrantes açorianos e açor-descendentes, professores, escolas e universidades das comunidades açorianas na diáspora
  • Homenagem aos defensores de Dighton Rock

Mostra Parte Expositiva:

A DRC dispõe de duas exposições a serem apresentadas neste dia.

  • “Construir Cultura”
    “Construir Cultura” foi o nome dado à junção de artistas das comunidades açorianas que se expressaram através da escrita, das artes plásticas e da música.
    A presente mostra é reveladora de um espectro de personalidades comprovativo do que tem sido o germinar de talentos de origem Açoriana e que têm merecido divulgação.
    Além disso e apesar das circunstâncias que cenografaram este encontro, eis que prevalece uma unidade temática de matriz açórica, comprometedora de sentimentos e afectos de linhagem directa e/ou herdada.
    Apesar da diversidade de expressões, de processos e de equipamentos utilizados, é notória a unidade temática, mesmo quando os ângulos de visão são bastante diferentes.
  • “Vestimentas dos Açores”
    A necessidade de informação permanente junto dos animadores de etnografia e folclore que actuam juntos das comunidades dos Estados Unidos da América, do Canadá e do Brasil motivaram à edição desta exposição, bem como de um DVD.
    A presente exposição, longe de esgotar tudo quanto permite uma abordagem criteriosa às vestimentas de meados do século XIX a meados do século XX, mostra, sobretudo, como elas fornecem conhecimentos sobre a vida socioeconómica e cultural do povo dos Açores. Trata-se de um período bastante marcado pelo isolamento e pela emigração, ambos responsáveis pelo recurso à criatividade e ao improviso, com resultados de ordem prática e também estéticos.
    Apesar do uso continuado da lã e do linho, bem como do algodão importado, conseguiram-se, nos teares locais, panos de qualidade variada aplicando métodos diferentes na fiação.
    Por sua vez, as características climatéricas dos Açores ditaram também a obtenção de panos com textura adequada ao calor e ao frio, salvaguardando sempre as circunstâncias sociais para que cada uma das peças se destinava. Talvez, por isso, não sejam muito visíveis as diferenças de concepção ao nível de molde, de cores, de materiais. Porém, o bom gosto manifestava-se, sobretudo nos adereços e adornos.

Música

A saga da emigração açoriana faz parte da história dos Açores. Falar de Açores é, indubitavelmente, falar dos açorianos e açorianas que vivem nas ilhas, mas também nos milhares que residem nos quatro cantos do Mundo.

Neste sentido, propomos a actuação de diferentes artistas, com provas de qualidade reconhecidas nas comunidades, cujas actuações serão intercaladas com momentos narrativos sobre a história dos Açores e da sua emigração.

 
Anexos:

Programa - Dighton Rock





<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal