principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Prémio de Jornalismo "D. Djuta Ben David"

 

Prémio “Dona Djuta Ben David”  - 2ª Edição

Jornalismo pela Integração dos Imigrantes Organização

 

O prémio “Dona Djuta – Jornalismo pela Integração dos Imigrantes” – é organizado pela Associação dos Imigrantes nos Açores em parceria com a Direcção Regional das Comunidades e conta com apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

 

Justificação/Objectivos

 

Nas dinâmicas migratórias as sociedades de acolhimento tendem a desenvolver um conjunto de imagens e pré-noções sobre os imigrantes que, por serem na maioria das vezes negativas, dificultam o processo de integração com consequências nefastas para todos os actores envolvidos.

Actualmente, a construção desta imagem é fortemente determinada pela comunicação social, sendo que a implementação de qualquer política de integração deverá ser alicerçada, igualmente, numa imagem positiva das comunidades migrantes junto da sociedade de acolhimento.

A imigração para o arquipélago dos Açores é um fenómeno muito recente. Assim, e em face dos factores acima expostos, impõe-se, desde já, valorizar os aspectos positivos desta dinâmica contribuindo, desta forma, para a concretização das condições necessárias à integração das comunidades imigrantes na sociedade açoriana.

Na sequência da 1ª Edição do concurso, e por considerar a importância dos media na construção de atitudes e mentalidades positivas face ao fenómeno da imigração, que surge a II Edição do Prémio “Dona Djuta Ben David – Jornalismo pela Integração dos Imigrantes”, que visa estimular os profissionais da área a investigar e a divulgarem factos, histórias, enfim, vivências positivas de alguns milhares de imigrantes radicados nas ilhas açorianas.

Tudo na convicção de que estaremos a construir uma sociedade mais harmoniosa, onde as pequenas diferenças não sejam motivos de discriminação, mas sim de tolerância em nome da integração.

 

 
Anexos:
Regulamento e Ficha de Inscrição
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal