principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

PRÉMIO DE JORNALISMO "D. DJUTA BEN DAVID - JORNALISMO PELA INTEGRAÇÃO DOS IMIGRANTES" - 4ª Edição

 

O prémio “Dona Djuta – Jornalismo pela Integração dos Imigrantes” – é organizado pela Associação dos Imigrantes nos Açores em parceria com a Direcção Regional das Comunidades, sendo que esta 4ª edição enquadra-se no Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

 

O Prémio D. Djuta Ben David “ Jornalismo pela Integração dos Imigrantes”, constitui, hoje, uma iniciativa de referência na região em torno do fenómeno migratório e do diálogo entre povos e culturas. As três edições realizadas, de forma ininterrupta desde 2005, confirmam a necessidade de se reforçar estimular os profissionais de comunicação social na região a trabalharem sobre o tema das migrações e interculturalidade, enquanto instrumento importante na integração das comunidades de migrantes na sociedade açoriana.

Isto na convicção de que (re) construção de imagens sobre um dado fenómeno depende, em grande medida, do papel dos órgãos de comunicação social, facto que não podemos ficar, de modo, algum indiferentes.

O concurso D. Djuta Ben David “ Jornalismo pela Integração dos Imigrantes “, foi criado em 2005, na perspectiva de que nas dinâmicas migratórias as sociedades de acolhimento tendem a desenvolver um conjunto de imagens e pré-noções sobre os imigrantes que, por serem na maioria das vezes negativas, dificultam o processo de integração com consequências nefastas para todos os actores envolvidos. Por outro lado, a construção desta imagem é fortemente determinada pela comunicação social, sendo que a implementação de qualquer política de integração deverá ser alicerçada, necessariamente, numa imagem positiva das comunidades migrantes junto da sociedade de acolhimento, pondo e lado muita ideias erradas sobre o fenómeno.

Apesar da imigração para o arquipélago dos Açores ser um fenómeno recente, impõe-se, no entanto, a continuidade de acções e iniciativas que tendem a valorizar do fenómeno da imigração contribuindo, desta forma, para a concretização das condições necessárias à integração das comunidades imigrantes na sociedade açoriana mas, também, a promoção do diálogo Intercultural, propósito que ganha particular significado este ano.

 

 
Anexos:

 

Regulamento Premio D. Djuta Ben David.pdf

Ficha de Inscriação Premio D Djuta - 4ºediçao.pdf

Ficha de Inscrição 2008.doc

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal