principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Encontro "Jovens - 2004"

 

O Encontro "Jovens - 2004" foi patrocionado e realizado pela Direcção Regional das Comunidades e realizou-se de 1 a 11 de Julho de 2004, inclusivé, nas ilhas Terceira, São Jorge e São Miguel.

Este evento foi direccionado para jovens com idades compreendidas entre os 21 e 28 anos, descendentes de açorianos, com capacidade de comunicação em língua portuguesa, de preferência qe estivessem envolvidos em projectos culturais de iniciativa comunitária e que não tivessem visitado os Açores há, pelo menos, 5 anos.

Os objectivos desta iniciativa visaram proporcionar um encontro de jovens oriundos das comunidades açorianas radicadas nos países da América do Norte, sensibilizando-os para a realidade sócio-cultural dos Açores.

Serviram de base à concretização dos objectivos propostos as seguintes áreas de trabalho: Workshop: "Jogo Dramático"; "A Economia dos Açores no Início do 3º Milénio"; "Breve Introdução Histórica dos Açores"; "A ilha de São Jorge - Entre o Passado e o Presente": "A Ecoteca de São Jorge - Áreas Ambientais"; "Grupo Folclórico da Calheta - Da Tecelagem ao Traje"; A Participação Política e Cívica nas Comunidades Açorianas"; "A Língua e a Cultura Portuguesas: Traço de União".

Efectuaram-se, no decorrer do programa, alguns circuitos turísticos com visitas a cooperativas de artesanato, à Igreja das Manadas e a uma cooperativa de lacticínios, na ilha de São Jorge. Em São Miguel os Jovens visitaram alguns Órgãos de Comunicação Social (RDP/A e RTP/A), bem como o Museu Carlos Machado, para além de vários passeios que realizaram a diversos pontos de interesse paisagístico da ilha.

Esta acção de formação/informação contou com a particiapção de 20 candidatos provenientes dos Estados Unidos ( 3 jovens da Califórnia e 1 da Nova Inglaterra) e Canadá ( 6 Jovens de Ontário, 7 do Québec e 3 de Manitoba).

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal