principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Emigração Açoriana para o Canadá

 

A emigração de açorianos para o Canadá só foi possível em 1953, após a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e o Canadá, sobre a entrada de emigrantes. No entanto, o contacto dos açorianos com este país remonta ao período da “descoberta” do continente norte-americano.

 

Apesar dos pioneiros (designação para os primeiros emigrantes portugueses no Canadá, em 1953) terem desembarcado no porto de Halifax, na província da Nova Escócia, estes fixaram-se nas províncias de Ontário e Québec, bem como na British Columbia, exercendo funções na área da agricultura, construção civil, caminhos-de-ferro e serviços.

 

Apesar da emigração tardia, o fluxo de emigrantes para este país registou números elevados na ordem dos milhares ao ano, como se pode verificar no gráfico.

 

Tal como os Estados Unidos, os finais da década de 60 e setenta foram a época que registou o maior número de saída de açorianos para o Canadá. Após este período e como acontece na generalidade a emigração açoriana entrou em declínio, devido a constante melhoria das condições de vida no arquipélago.

 

Actualmente, as comunidades açorianas residentes no Canadá situam-se na província do Ontário, na cidade de Toronto e arredores, no Québec, nas cidades de Montreal e arredores, na British Columbia, em Vancouver, encontrando-se também em Kitimat no extremo norte desta província, na província de Manitoba, na cidade de Winnipeg e em Calgary, Edmonton e Victória, na província de Alberta.

 

À semelhança do que aconteceu com outras comunidades noutros países, a comunidade açoriana residente no Canadá celebra as principais festas religiosas do Arquipélago, preserva a sua identidade cultural através das mais diversas manifestações. Desenvolveu, igualmente, o movimento associativo e incentivou ensino da língua portuguesa, assim como a criação de diversos órgãos de comunicação social.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal