principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Comemorações dos 140 anos da emigração portuguesa para o Havai

 

A Associação Portuguesa de Maui promoveu, de 27 a 30 de setembro de 2018, as comemorações do 140.º aniversário da chegada dos primeiros emigrantes portugueses ao estado do Havai, importante destino da emigração açoriana na segunda metade do século XIX e onde reside atualmente uma vasta comunidade de descendentes açorianos.

No âmbito destas comemorações, o Diretor Regional das Comunidades deslocou-se ao arquipélago norte-americano em visita oficial e participou em várias atividades constantes do programa desta efeméride. 

Paulo Teves visitou várias instituições de origem portuguesa e reuniu ainda com os representantes e membros da comunidade lusa residente no Havai.

O representante do Governo dos Açores visitou, entre outras, a Portuguese Genealogical Society of Hawaii, a Irmandade do Espírito Santo da Santíssima Trindade de Punchbowl e o Departamento de Línguas e Literatura da Europa e Américas da Universidade do Havai, onde proferiu uma comunicação sobre “Os Açores e a Diáspora” na aula da disciplina de Português.

O Diretor Regional participou ainda no 35.º aniversario da Câmara de Comércio Portuguesa da Ilha do Havai e marcou presença na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro Cultural e Educativo “Saudades, The Longing”, futura valência desta entidade.

Paulo Teves reuniu também com membros e representantes das instituições da comunidade portuguesa da ilha de Oahu, entre os quais as direções do Camões Portuguese Club Hawaii e da Brotherhood Punchbowl Holy Ghist.

Ainda o âmbito das comemorações destes 140 anos da emigração portuguesa para o Havai, o Diretor Regional das Comunidades assistiu à estreia do documentário “Portuguese in Hawaii”, de Nelson Ponta Garça, projeto que teve o apoio do Governo dos Açores.

A emigração açoriana para estas ilhas teve início no final do século XIX. Milhares de açorianos estabeleceram-se no Havai para aí trabalhar nas culturas da canada do açúcar, café, batata doce e fruta. Ao longo de várias gerações, os açorianos aliaram o seu vasto património cultural com os costumes do povo do Havai e de outros que para ali emigraram, legado que permanece visível até aos dias de hoje.

 

 

 
Anexos:

Diretor Regional das Comunidades participa nas comemorações do 140.º aniversário da chegada dos primeiros imigrantes portugueses ao Havai

Comunidade no Havai honra legado português, afirma Diretor Regional das Comunidades

Diretor Regional das Comunidades congratula "determinação e dinamismo" da diáspora açoriana no Havai

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal