O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, está a concluir a primeira fase do projecto Açores Global. O documento define toda a estratégia de investigação e desenvolvimento para os próximos anos, no âmbito da chamada Agenda 20-20, uma agenda digital europeia que prevê novos desafios e financiamentos para projectar e aumentar a investigação e o desenvolvimento nas Regiões europeias.
No seminário Redes Energéticas do Futuro: desafios para a Macaronésia, que está a decorrer hoje e amanhã em Ponta Delgada, José Contente considerou positiva a ligação e as sinergias estabelecidas entre Açores, Madeira e Canárias, porque constitui um cluster fundado no conhecimento, na investigação, na inovação e na troca de experiências que possam trazer resultados concretos para as populações.
Na sessão de abertura do evento, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos referiu que “temos arquipélagos não só biogeograficamente semelhantes, temos sobretudo a inteligência que devemos colocar ao serviço das nossas Regiões”.