principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

REGULAMENTO

 

Regulamento do Concurso

 

Considerações Gerais

1.       O concurso é aberto aos jornalistas da imprensa (tradicional e digital), da rádio e da televisão, com trabalhos que tenham sido transmitidos ou publicados em órgãos de informação na Região Autónoma dos Açores durante o ano de 2006, e que incidam sobre a problemática da Emigração e Comunidades Açorianas.

2.       A inscrição é gratuita.

3.       Os candidatos deverão aceder ao regulamento da candidatura antes da apresentação da mesma.

4.       Só é permitida a apresentação de uma candidatura por concorrente, podendo, no entanto, o mesmo concorrer com mais de um trabalho.

5.   A data limite para a apresentação da candidatura é 28 de Fevereiro de 2007.

6.       Todos os trabalhos a concurso devem ter sido publicados ou transmitidos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2006 (inclusive).

7.        O vencedor do prémio receberá um diploma e uma viagem e estadia ao Hawaii, não superior a 7 dias.

8.       A Direcção Regional das Comunidades reserva-se o direito de utilizar os materiais submetidos a concurso para apresentação e utilização nos meios de comunicação social e para a respectiva produção, com o propósito de promover o prémio em questão.

9.       As candidaturas devem ser acompanhadas do consentimento escrito do autor(a), em como conhece e aceita o presente regulamento e em como autoriza a utilização do trabalho para os fins previstos no número anterior.

10.   Laços familiares com os membros do Júri poderão ser motivo de exclusão na apreciação dos trabalhos.

11.   Todos os candidatos devem declarar eventuais correcções formais, contestações da exactidão de um artigo/reportagem ou alegações de plágio, bem como difamações feitas posteriormente ao trabalho.

12.   Nenhum dos trabalhos apresentados a concurso será devolvido, pelo que os candidatos devem guardar cópias dos materiais enviados.

13.   Os trabalhos devem ser apresentados em português.

 

 

Apreciação

14.   Os trabalhos serão apreciados por um júri independente constituído por cinco elementos.

15.   O júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio.

16.   Não é possível recorrer da decisão do júri, que pode fundamentalmente excluir qualquer candidatura se entender que a mesma não preenche os requisitos do concurso. O júri reserva-se ainda o poder de retirar a atribuição do Prémio de Jornalismo “Comunidades Açorianas”, caso venha a verificar posteriormente que o candidato não reunia, à data da candidatura, as condições previstas no presente regulamento.

 

Critérios de apreciação

17. A excelência jornalística do material em concurso determinará o vencedor. O júri apreciará os trabalhos com base nos propósitos da promoção da integração dos emigrantes açorianos, na preservação da identidade cultural das Comunidades em diversos países e da contribuição das diferenças culturais, religiosas e étnicas para uma sã convivência de povos e culturas. O júri terá ainda em consideração outros aspectos relevantes de âmbito jornalísticos, designadamente, a originalidade, a inovação, a criatividade, a pesquisa, a correcção formal, o impacto na sociedade, o benefício público e o que demais entender por adequado à apreciação dos trabalhos.

 

 

Como participar

18. Os concorrentes deverão preencher o formulário de inscrição e enviá-lo por e-mail, fax ou carta, juntamente com o seguinte material:

a)   Os candidatos pertencentes ao ramo da imprensa escrita devem enviar uma página comprovativa da publicação do trabalho;

b)      Os candidatos jornalistas em linha devem enviar uma disquete/cd-rom em formato HTML e indicar o endereço do site onde o artigo possa ter sido lido (sem alterações), durante o período mencionado;

c)       No caso das candidaturas provenientes da rádio, os jornalistas radiofónicos devem enviar uma cassete áudio da reportagem e uma cópia do texto;

d)      As candidaturas provenientes da área da televisão devem ser remetidas em DVD contendo a reportagem e uma cópia do texto.

19. Todos os materiais de candidatura devem estar devidamente identificados, contendo o nome, endereço, contacto telefónico e e-mail do candidato, bem como a duração do trabalho (no caso de televisão e rádio) ou o número de caracteres (imprensa).

 

20. Os trabalhos deverão ser enviados para o seguinte endereço:

Prémio de Jornalismo “Comunidades Açorianas”

Direcção Regional das Comunidades

Colónia Alemã – Apartado 96

9900-014 Horta

Fax: 292 391 854

E-mail: [email protected]

 

21.   O formulário de candidatura e informações complementares sobre o concurso poderão ser solicitadas junto da Direcção Regional das Comunidades (telefone n.º 292208100 ou e-mail: [email protected]) ou no site: www.azores.gov.pt.

 

 

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal