Destaques
 
Tramitação do processo de contraordenação ambiental
 Mais »
Formulários online para comunicação de denúncias ambientais e pedidos de informação
 Mais »
Manual de Ambiente
 Mais »
Relatório Laticínios
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Newsletter 1o semestre 2023
newsletterIRA1semestre2023
IMPEL2023noticia
IMPEL2023
 


A Conferência da Rede Nacional IMPEL 2023, organizada pela Inspeção Regional do Ambiente (IRA) e pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), realizou-se no dia 5 de maio de 2023, no Auditório do Ramo Grande, na Ilha Terceira, sendo simultaneamente transmitida online para cerca de 200 participantes inscritos.

A abertura da conferência foi realizada pelo Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores e pela Subinspetora-Geral da IGAMAOT. As apresentações e moderação foram realizadas em conjunto com outras entidades, incluindo a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., a Polícia Judiciária, a Procuradoria-Geral da República, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., a Direção-Geral do Território, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) dos Açores, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) da Madeira, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Estrutura de Sustentabilidade do Destino Turístico dos Açores e a EDA Renováveis, S.A.. A conferência foi encerrada com uma intervenção do Inspetor Regional do Ambiente.

O evento incluiu uma sessão de divulgação do trabalho realizado no âmbito da participação nacional de entidades em Projetos da IMPEL – Rede Europeia para a Implementação e Aplicação da Legislação Ambiental vigente – 

European Union Network for the Implementation and Enforcement of Environmental Law  e uma sessão dedicada à sustentabilidade e economia circular.

O Programa da Conferência e as apresentações estão disponíveis aqui

.



No dia 4 de maio decorreu a Reunião Estratégica da Rede Nacional IMPEL, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, com todos os seus membros a participarem presencialmente ou online.

E no dia 6 de maio os participantes da conferência tiveram a oportunidade de realizar uma visita a diversas áreas do Parque Natural da ilha Terceira e à Central Geotérmica do Pico Alto. Esta visita permitiu o contacto com situações reais de problemáticas ambientais com que a IRA se depara e tomaram conhecimento do Projeto LIFE BEETLES, um projeto de conservação da natureza com o objetivo de melhorar o tamanho das populações, área de distribuição e estatuto de conservação de 3 espécies de escaravelhos endémicos.


Numero de Visitantes
  244561  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 

HOMEAPRESENTAÇÃOATIVIDADESINSPEÇÕESLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESLINKSCONTACTOSFAQS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE