Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  VI Seminário Técnico  |  Conselho de Parceiros



Destaques
 
Newsletter da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores - N.º 2 | dezembro 2023
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Despacho n.º 461/2024 de 19 de março de ...
Despacho n.º 460/2024 de 19 de março de ...
ERSARA publica o 2º número da sua newsle...
Newsletter n.º 2 / dezembro 2023
 

Horta 11-01-2024

ERSARA publica o Relatório Anual do Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano 2023


A ERSARA publicou neste Portal, no separador “Publicações”, o Relatório Anual Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano 2023, onde se apresentam os principais resultados obtidos no controlo analítico efetuado, em 2022, por cada entidade gestora dos sistemas de abastecimento público e onde se confirma que a água para consumo humano fornecida é de boa qualidade. Os dados de controlo da qualidade dão garantia de que se pode beber água da torneira em segurança, com um resultado para o indicador “Água Segura” de 99,03 %.

É possível concluir que os Açores têm vindo a registar, ao longo dos 8 últimos anos, níveis de 99% para este indicador. Destaque-se que a boa qualidade da água de consumo nos Açores advém, em grande parte, do facto da água captada ser ela também de boa qualidade.

De referir que se manteve a situação de todas as entidades gestoras dos sistemas públicos de abastecimento terem implementado o Programa de Controlo da Qualidade da Água aprovado pela ERSARA, tendo sida integralmente cumprida a frequência regulamentar de amostragem.

Mais detalhadamente, 14 dos municípios açorianos apresentam um bom desempenho, com o indicador de Água Segura com valor igual ou superior a 99%, nomeadamente Angra do Heroísmo, Calheta de São Jorge, Corvo, Horta, Lagoa, Lajes das Flores, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Santa Cruz das Flores, São Roque, Velas e Vila do Porto. 

O indicador “Água Segura” é calculado considerando o cumprimento do nº de análises da água exigidas na legislação em vigor e o cumprimento dos limites de qualidade dos vários parâmetros microbiológicos e químicos, também impostos legalmente.

Neste Relatório é efetuada a caraterização dos sistemas de abastecimento de água, a análise estatística dos Programas de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) e das ações de fiscalização realizadas pela ERSARA e a análise, quer global, quer detalhada por município, da qualidade da água.

Autor: ERSARA

Numero de Visitantes
  870277  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  





 
 


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSFAQSLINKSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE