REDE  |  MEDIA
Pesquisa
 
 

 
 
 
 
 
 
    

  JOVENS COM FUTURO 

PROGRAMAS EUROPEUS
<Fevereiro de 2019>
segterquaquisexsábdom
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728123
45678910
Destaques
 
Voluntariado Jovem - Inscreve-te!
 Mais »
Descarrega App Cartão Interjovem
 Mais »
Candidaturas abertas - "Bento de Góis"
 Mais »
Já conheces a rede Eurodesk?
 Mais »
 

Calheta 23-01-2019

Governo dos Açores prepara celebração do “Ano Europeu dos Jovens e do Futuro”, anuncia Rui Bettencourt


O Governo Regional vai organizar ao longo deste ano diversos eventos dirigidos aos jovens Açorianos, no âmbito da celebração do 'Ano Europeu dos Jovens e do Futuro', anunciou hoje, em São Jorge, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

Rui Bettencourt falava na Escola Básica e Secundária da Calheta, na apresentação do projeto 'Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso', que este ano adquiriu dimensão internacional, cabendo aos Açores representar Portugal.

Nesta sessão, no âmbito da visita estatutária do Governo, estiveram também presentes os secretários regionais da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.

“Durante este ano serão realizadas atividades diversas, como concursos multimédia, peças de teatro, conferências, debates, o Dia da Europa, tudo centrado nestes três temas que são, para nós, fundamentais”, frisou, referindo-se à Europa, aos jovens e ao futuro.

Os anos europeus pretendem chamar a atenção para um tema específico a fim de promover o debate e o diálogo a nível europeu, nacional e local, tendo como objetivo sensibilizar a opinião pública para determinados temas, fomentar o debate e mudar mentalidades.

Rui Bettencourt apelou aos jovens para “não se demitirem da construção do seu próprio futuro, da construção do futuro dos Açores e da própria Europa”, alertando que “se não o fizerem, serão outros que farão as escolhas” por eles.

O Secretário Regional considerou que os Açores “têm uma posição muito interessante na União Europeia”, por serem “uma das suas nove Regiões Ultraperiféricas com convicções fortes”.

“Nós fazemos parte da União Europeia, que é um todo cultural e histórico de 500 milhões de habitantes, por isso temos o direito e o dever de participar nos processos de decisão europeus”, frisou Rui Bettencourt. 

O Secretário Regional desafiou ainda os jovens a “não copiar os mais velhos”, mas antes a “fazer melhor que eles”, considerando que “os jovens Açorianos são um grande ativo do nosso futuro e do futuro europeu”.

Esta foi uma ideia também reforçada pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, com a tutela da Juventude, Berto Messias, que lembrou que “os Açores que teremos daqui a 50 anos serão construídos pelos jovens de hoje”.


    
Segue-nos:      
Avisos legais -

 

PRINCIPALNOTÍCIASPROGRAMAS DRJLEGISLAÇÃOCANDIDATURASCONTACTOSLIGAÇÕES ÚTEIS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE