REDE  |  MEDIA
Pesquisa
 
 

 
 
 
 
 
 
    

  JOVENS COM FUTURO 

PROGRAMAS EUROPEUS
<Dezembro de 2018>
segterquaquisexsábdom
262728293012
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31123456
Destaques
 
Candidaturas abertas OTLJ - ‘Jovens Estudantes’
 Mais »
Voluntariado Jovem - Inscreve-te!
 Mais »
Descarrega App Cartão Interjovem
 Mais »
Já conheces a rede Eurodesk?
 Mais »
 

Ponta Delgada 06-02-2018

Contributos dos jovens açorianos são essenciais para a definição da Estratégia Europeia para a Juventude, afirma Diretor Regional


O Diretor Regional da Juventude defendeu hoje o “envolvimento dos jovens açorianos nos processos de tomada de decisões em políticas de juventude”, considerando que os seus contributos são "essenciais para a definição" da nova Estratégia Europeia para a Juventude, que será implementada em 2019.

Lúcio Rodrigues falava, em Ponta Delgada, na abertura de uma sessão do VI Ciclo de Diálogo Estruturado, subordinada ao tema 'Jovens na Europa: o que se segue', organizada conjuntamente pela Direção Regional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, que contou com a presença de mais de duas dezenas de jovens entre os 16 e os 30 anos.

Este projeto visa desafiar os jovens a apresentar contributos para a definição de políticas de juventude a nível europeu, um processo que está a decorrer em todo o país até ao final deste ano.

O Diretor Regional sublinhou que o “diálogo estruturado, promovido pelo projeto ‘Tu na Europa’, contribui efetivamente para a definição das políticas de juventude”, permitindo aos jovens e aos responsáveis políticos debater diversos temas, nomeadamente “aproximação dos jovens açorianos à Europa e a aproximação das políticas regionais e nacionais às prioridades europeias, porque não estamos sós no mundo”.

Para Lúcio Rodrigues, a participação dos jovens açorianos na “conceção, implementação e monitorização de políticas permite-lhes obter novos conhecimentos e competências, integrando, em simultâneo, os jovens no processo de tomada de decisão e promovendo o seu sentido de responsabilidade”.

Lúcio Rodrigues destacou o trabalho desenvolvido na Região, realçando que estas iniciativas têm “promovido o desenvolvimento da cidadania local, regional, nacional e europeia”, proporcionando aos jovens a “oportunidade de compreender e agir sobre os desafios com que estão confrontados”.

“De uma coisa não temos dúvidas, a participação dos jovens aumenta o sucesso das políticas de juventude", frisou, acrescentando que "é através de uma participação significativa que os jovens experimentam um aumento nos níveis de propriedade sobre as decisões tomadas e os projetos implementados".

"A participação da juventude é um direito e um dever e, para o Governo dos Açores, os jovens representam um importantíssimo capital para o futuro da Região pela sua capacidade de empreender e de intervir”, afirmou Lúcio Rodrigues.

SOM


    
Segue-nos:      
Avisos legais -

 

PRINCIPALNOTÍCIASPROGRAMAS DRJLEGISLAÇÃOCANDIDATURASCONTACTOSLIGAÇÕES ÚTEIS

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE