REDE  |  MEDIA
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 
 
 
 
 
 
    
 
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
 
Summer CEmp, escola de verão organizada ...
Abertas candidaturas à Linha de Apoio So...
 
Destaques
 
Voluntariado Jovem - Inscreve-te!
 Mais »
App Cartão Interjovem
 Mais »
Candidaturas abertas - "Bento de Góis"
 Mais »
Já conheces a rede Eurodesk?
 Mais »
 

Ponta Delgada 25-05-2016

Recomendação do Círculo dos Açores aprovada na Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”


O projeto de recomendação do Círculo dos Açores foi aprovado para ser discutido na assembleia da República, no âmbito do programa "Parlamento dos Jovens".

O documento, que pretende implementar o processo de regionalização do país, foi apresentado pelos deputados do Círculo dos Açores e elaborado por várias escolas da Região, nomeadamente, Escola Secundária e Escola Profissional de Vila Franca do Campo, Escola Secundária Vitorino Nemésio e Escola Básica e Secundária de Calheta.

No projeto de recomendação pode ler-se que a criação de regiões administrativas está consagrada na Constituição da República Portuguesa, contudo, apenas os arquipélagos possuem poder regional eleito, que é um eficaz instrumento de combate às assimetrias territoriais, pela disseminação de infraestruturas, de serviços de âmbito social e de apoios ao desenvolvimento regional.

Por esta razão, “a criação destas regiões administrativas no interior e no litoral permitiria dotá-las de instrumentos capazes de fomentar o seu desenvolvimento”, sustentam os deputados dos Açores, no seu projeto de recomendação.

Os incentivos à criação de empresas que aproveitem os recursos endógenos, pela redução da carga fiscal, pela atribuição de apoios e subsídios e pela demarcação e certificação de produtos locais, é outra medida que consta na recomendação do círculo dos Açores.

Os jovens deputados defendem, ainda, a melhoria das rotas comerciais, desenvolvendo o transporte aéreo entre as ilhas das Regiões Autónomas e o continente e o transporte ferroviário entre as regiões de Portugal Continental e melhoria do acesso à educação e à saúde no interior do país, no sentido de aumentar a qualidade de vida da população local visando a sua fixação.

No mesmo documento constam outras ações como a melhoria e investimento em atividades turísticas e desportivas no interior do país e requalificação dos monumentos históricos, bem como a implementação de rotas temáticas para uma maior divulgação das áreas geográficas do interior.

Nesta edição do programa destaca-se, também, a eleição do jovem Manuel Silva, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, para Secretário de Mesa na Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”.

A iniciativa é uma organização da Assembleia da República em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores.

Este ano, o programa contou com a participação de 136 jovens “deputados”, 30 escolas do Ensino Básico e 35 escolas do ensino secundário e profissional.

Os alunos do Ensino Básico debateram a temática “Racismo, Preconceito e Discriminação”, enquanto os alunos do Ensino Secundário dedicaram-se ao tema “Portugal: Assimetrias Litoral/Interior. Que soluções?”.

O “Parlamento dos Jovens” é desenvolvido ao longo do ano letivo com as escolas de todo o país, culminando com duas Sessões Nacionais, na Assembleia da República.

Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, são alguns dos objetivos desta iniciativa.

 


    
Segue-nos:      
Avisos legais -

Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

PRINCIPALNOTÍCIASPROGRAMAS DRJLEGISLAÇÃOCANDIDATURASCONTACTOSLIGAÇÕES ÚTEIS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE