AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 09-01-2019

Plano Estratégico visa fomentar crescimento sustentável da apicultura nos Açores, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou quatro ações emblemáticas das 40 que constam da proposta de Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores, a implementar na próxima década, para fomentar o crescimento sustentável de um setor importante para o desenvolvimento agrícola e que goza de um excelente estatuto sanitário na Região.

João Ponte, que falava terça-feira na apresentação pública do documento elaborado por um grupo de trabalho, assegurou que, logo este Plano seja aprovado, será desencadeado o processo de revisão do decreto legislativo regional que regula a atividade apícola com o objetivo de o atualizar, para que o setor continue a aumentar a capacidade produtiva de forma ajustada às condicionantes de cada ilha.

O Secretário Regional referiu ainda que, em sede de processo de propostas de alterações ao POSEI 2020, será apresentada a criação de uma ajuda que promova a melhoria da extração e comercialização do mel feito por cooperativas ou melarias licenciadas.

Na sua intervenção, anunciou também que será incrementada a troca de conhecimentos entre os apicultores, organizando de dois em dois anos um Fórum Regional de Apicultura e uma Feira Regional do Mel, cuja primeira edição se realizará em 2020, em São Miguel.

João Ponte afirmou que serão garantidos os meios financeiros necessários para reabilitar e, em alguns casos, reativar os apiários dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, a par do repovoamento do efetivo apícola, através do apoio à multiplicação e aquisição de rainhas, com o propósito de melhorar o património genético na Região.

No que diz respeito ao estímulo do rendimento dos apicultores, João Ponte salientou que o mesmo será feito através do fortalecimento das organizações e da majoração dos incentivos a conceder aos apicultores que forem associados.

“Esta proposta de Plano é um ponto de partida para um caminho que queremos de envolvimento e motivação dos apicultores, das suas organizações e dos técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, que permita que a apicultura possa crescer de forma sustentável”, afirmou João Ponte, apelando a todos os agentes do setor agrícola para darem contributos e enriquecer o documento.

Depois de São Miguel, o Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores será apresentado noutras ilhas, decorrendo na sexta-feira a apresentação na ilha Terceira.

João Ponte frisou que este documento resulta da visão que o Governo Regional tem da importância da apicultura para todo o setor agrícola, nomeadamente pelo contributo que as abelhas dão enquanto polinizadores naturais das culturas agrícolas e para a preservação da biodiversidade.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  502121  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE