AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Santa Cruz da Graciosa 26-02-2019

João Ponte afirma que reforço do abastecimento de água é fundamental para o desenvolvimento do setor agrícola


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, na Graciosa, o investimento público que tem vindo a ser feito pelo Governo dos Açores para reforçar o abastecimento de água às explorações agrícolas, que considerou de extrema importância para melhorar as condições de trabalho dos agricultores, reduzir custos de produção e melhorar a competitividade das explorações.

“O abastecimento de água é central para as explorações agrícolas, por forma a garantir a sua rentabilidade, melhores condições de trabalho aos agricultores, reduzir custos de produção e aumentar a rentabilidade”, afirmou João Ponte, que falava na inauguração do sistema de abastecimento de água da Fonte do Pontal e do Caminho Agrícola do Jorge Nunes, um investimento global de cerca de 600 mil euros.

Na cerimónia, que foi presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, o Secretário Regional da Agricultura salientou que se trata de “um bom exemplo” de investimento público, que reforça a sustentabilidade futura do setor na Graciosa e que permite também criar igualdade de oportunidades entre todos os agricultores dos Açores, independentemente da ilha onde habitam.

O titular da pasta da Agricultura adiantou que, este ano, serão investidos na Região três milhões de euros no reforço do abastecimento de água às explorações, através da IROA, que está também a preparar um conjunto de planos de ação para futuros investimentos ao nível do abastecimento de água, por exemplo em ilhas como a Graciosa, em parceria com a Universidade dos Açores, as Associações Agrícolas e as Câmaras Municipais para garantir água com regularidade e qualidade às explorações agrícolas.

Além do abastecimento de água, o governante frisou que estão a ser realizados outros investimentos estratégicos na ilha Graciosa na área agrícola, apontando o exemplo da obra do novo matadouro ou de caminhos agrícolas.

“Numa altura em que há uma grande pressão ao nível dos preços do leite pagos aos produtores, se os agricultores conseguirem reduzir custos estão a aumentar o rendimento das suas explorações”, disse João Ponte, salientando que, apesar dos múltiplos desafios que se apresentam, há cada vez mais jovens a querer entrar para o setor agrícola.

O governante revelou que, no âmbito das candidaturas ao PRORURAL+, existem mais de 80 jovens que se querem instalar no setor e mais de 250 candidaturas para projetos de modernização na área do leite, da carne e da diversificação agrícola, o que dá bem nota que o setor agrícola continua a ser atrativo.

“Da parte do Governo, vamos continuar a trabalhar para dar as melhores condições possíveis para termos uma agricultura forte, capaz de gerar riqueza, contribuir para o aumento das exportações e, no fundo, alavancar o desenvolvimento da Região”, afirmou João Ponte.

Autor: GaCS/R

Numero de Visitantes
  501043  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE