AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Santarém 22-02-2019

Diretor Regional da Agricultura destaca grande dinamismo e potencial de crescimento da floricultura


O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, em Santarém, que a floricultura nos Açores é um setor dinâmico, gerador de emprego e riqueza, que tem vindo a registar um crescimento significativo, quer em área, quer em número de produtores, tendo como grande mais valia o facto da produção regional, por exemplo de próteas, ocorrer em contraciclo com outras produções mundiais.

“Nos últimos quatro anos, a floricultura registou nos Açores um crescimento de 10% ao nível da área em produção e de 15% no número de produtores”, revelou José Élio Ventura, acrescentando que foram exportadas, no último ano, dois milhões de hastes de próteas, o que rendeu mais de um milhão de euros.

O Diretor Regional falava numa mesa redonda sobre projetos inovadores, no âmbito da 32.ª LUSOFLORA, um certame dedicado à competitividade da horticultura ornamental, que decorre no Centro Nacional de Exposições até sábado.

Na sua intervenção, José Élio Ventura destacou o facto dos Açores fornecerem próteas a vários mercados europeus e não europeus, num período em que há pouca quantidade destas flores, permitindo assegurar aos clientes um abastecimento contínuo, em complemento aos grandes produtores mundiais, como é o caso da África do Sul e da Austrália.

“Desde a produção, passando pela limpeza, acondicionamento e embalamento em armazém, até à colocação nos mercados, tudo é feito com o máximo cuidado e profissionalismo, fazendo com que as flores dos Açores sejam cada vez mais reconhecidas pela sua qualidade”, referiu José Élio Ventura, destacando ainda o papel das organizações de produtores e o facto de, “nas últimas duas décadas, se ter feito um trabalho que permitiu aos Açores tornarem-se num importante produtor e fornecedor de próteas no mercado europeu”.

O Diretor Regional, que salientou o facto de mais de 80% da floricultura ornamental nos Açores corresponder a flores de corte, manifestou satisfação pelo facto de haver cada vez mais jovens agricultores a enveredar pela agricultura e, particularmente, na área da diversificação agrícola.

“Até ao momento, foram aprovados no PRORURAL+ 21 projetos de modernização na área da floricultura, com um investimento de 1,4 milhões de euros”, disse José Élio Ventura, tendo entrado nove jovens agricultores para o setor.

O Diretor Regional referiu ainda que, no âmbito das alterações ao POSEI 2019, foi criada uma ajuda específica ao acondicionamento de próteas, que contempla um apoio de cinco cêntimos por haste, sendo que a ajuda é paga com base na quantidade de hastes comercializadas, com calibre igual ou superior a 40 centímetros.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  503438  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE