AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Cartaxo 07-09-2018

João Ponte afirma que PAC pós 2020 deve garantir a criação de mais valor à agricultura dos Açores


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que a Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2021 - 2027 deve garantir a criação de mais valor à agricultura numa região ultraperiférica como os Açores, proporcionando crescimento e modernização.

“Para o Governo dos Açores, a revisão da PAC em curso só será considerada um sucesso se realmente permitir maximizar valor ao setor, dar continuidade ao processo de modernização em curso e garantir aos agricultores um aumento dos seus rendimentos”, frisou João Ponte, à margem da conferência 'Revisão da Política Agrícola Comum 2020 – que valor acrescentado para os agricultores europeus?”, no âmbito da feira agrícola nacional Agroglobal, que decorre no concelho do Cartaxo.

O governante defendeu ser fundamental que a Comissão Europeia melhore a sua proposta relativa ao segundo pilar da PAC pós 2020, pois, tal como está formulada, coloca em causa que os Açores mantenham um programa de desenvolvimento rural adequado às especificidades e aos desafios da sua agricultura.

“É preciso continuar a lutar para reduzir o corte proposto para o segundo pilar da PAC e o valor do cofinanciamento dos Estados-Membros”, defendeu João Ponte, acrescentando que, depois da vitória alcançada no POSEI, os Açores estão empenhados neste importante desafio.

No final de junho, o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, visitou os Açores pela primeira vez, tendo anunciado que não haverá cortes no POSEI, como chegou a ser proposto pela Comissão Europeia, mas mantém-se uma redução de verbas para o Programa de Desenvolvimento Rural.

“Precisamos de continuar a modernizar o nosso setor agrícola e a garantir rendimento justo para os nossos agricultores", afirmou o Secretário Regional, acrescentando que, "perante o cenário das alterações climáticas, é vital apostar, cada vez mais, no reforço da captação e armazenamento de água para abastecimento em todo setor agrícola, sem descurar o investimento nos caminhos e na eletrificação das explorações”.

Nesta sexta edição da Agroglobal estão representadas 380 empresas, prevendo-se que o certame, que hoje termina, receba cerca de 30 mil visitantes.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  503346  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE