AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Praia da Vitória 06-11-2018

Governo dos Açores confiante que investimento de 1,6 ME no Matadouro da Terceira vai reforçar a competitividade da fileira da carne


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, na Praia da Vitória, que as obras de beneficiação do matadouro da ilha Terceira, orçadas em 1,6 milhões de euros, vão permitir reforçar a competitividade da fileira da carne e criar mais riqueza.

“Este investimento vai permitir reforçar a competitividade da produção de carne na Terceira, valorizando ainda mais este produto, não só ao nível do consumo interno, mas também no que se refere à exportação”, frisou João Ponte, que falava na inauguração da obra de beneficiação do matadouro, cerimónia que foi presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

Para o Secretário Regional da Agricultura, a beneficiação deste matadouro “está ao serviço da economia”, contribuindo para a criação de riqueza na ilha Terceira e nos Açores.

João Ponte adiantou que a Terceira necessitava de um matadouro “mais funcional, com maior capacidade e mais moderno” para continuar a dar uma “resposta cabal” ao desenvolvimento da fileira da carne, acrescentando que, a nível regional, está em curso a construção do novo Matadouro da Graciosa e a requalificação do Matadouro de São Miguel e, em 2019, o Governo Regional pretende avançar com a elaboração do projeto para o Matadouro de São Jorge.

“Nos primeiros nove meses deste ano, comparativamente com o período homólogo de 2017, o número total de abates na ilha Terceira cresceu quase 10%”, salientou o Secretário Regional, frisando que, a nível regional, se registaram quase 70 mil animais abatidos no ano passado, dos quais 55% foram para exportação.

Apesar do caminho percorrido ao nível da qualidade da carne produzida nos Açores, o governante defendeu que é necessário “apostar de forma incessante” na inovação, na desmancha e no embalamento, indo ao encontro das preferências dos consumidores, o que pressupõe, por exemplo, passar a disponibilizar mais carne fatiada em cuvetes ou peças embaladas em vácuo.

“Consolidar junto do consumidor a excelência das nossas produções, seja na carne, no leite ou as áreas da diversificação agrícola, valorizando a imagem de natureza caraterística dos Açores, através de ações de divulgação e promoção que mostrem a nossa qualidade, será sempre uma tarefa inacabada”, considerou João Ponte, alegando que é necessário ter sempre em vista a conquista de novos mercados, dispostos a pagar mais pelos bons produtos açorianos.

João Ponte destacou ainda que a evolução das atuais preferências dos consumidores por produtos amigos do ambiente, biológicos e os chamados alimentos funcionais deve ser cada vez mais aproveitada pelos Açores, desde logo tirando melhor partido da classificação da carne como Identificação Geográfica Protegida ou produzida em ilhas que ostentam o galardão de Reserva da Biosfera da UNESCO.

“É absolutamente necessário transformar as vantagens da nossa qualidade ambiental, do nosso elevado estatuto sanitário, da excelência da genética, do bem-estar animal e segurança alimentar em oportunidades que esta fileira tem de saber potenciar para obter maior valorização das suas produções”, disse o Secretário Regional, salientando que o Governo dos Açores tem feito o que lhe compete nesta matéria.

A intervenção agora inaugurada permitiu que a abegoaria do Matadouro da Terceira aumentasse a sua capacidade de 120 para 200 bovinos, além de disponibilizar um novo sistema de receção, encaminhamento e contenção de animas, cumprindo as normas de bem-estar animal, segurança dos operadores e eficiência de maneio.

Por outro lado, foram criados parques individuais para cerca de 100 bovinos e novos locais de descarga de animais.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  503215  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE