AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 09-11-2018

Cooperação técnica entre Açores e Madeira contribui para o desenvolvimento da agricultura, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a cooperação técnica entre os Açores e a Madeira constitui um importante contributo para o desenvolvimento e a qualificação da agricultura nas duas Regiões Autónomas.

“Ações de formação, visitas técnicas ou mesmo a troca de sementes são medidas que importa fortalecer e estimular entre as duas Regiões Autónomas, até porque há conhecimento e experiência acumulados que podem e devem ser partilhados”, frisou João Ponte, acrescentando que estas ações constam dos protocolos de cooperação que foram assinados pelos dois Executivos em janeiro, no Funchal.

No final de outubro, um técnico da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, com formação em Engenharia Agrícola e a trabalhar na área da floricultura, participou numa ação de formação na Escola Agrícola da Madeira, dirigida a quem exerce ou pode vir a exercer a prática do cultivo de plantas para produção de flor.

Os conhecimentos adquiridos pelo técnico açoriano, além de úteis, permitiram estabelecer contactos com técnicos madeirenses na área da floricultura e vão, seguramente, contribuir para o reforço da capacidade técnica, que é essencial para o desenvolvimento desta cultura nos Açores.

Além da participação na formação, o técnico açoriano teve também oportunidade de visitar vários campos experimentais na área da fruta e das flores.

João Ponte salientou que a floricultura, que tem grande desenvolvimento e projeção no arquipélago da Madeira, tem despertado nos Açores um interesse crescente, atraindo cada vez mais jovens produtores.

“A área de próteas em produção na Região, por exemplo, cresceu mais de 400% em quatro anos, passando de menos de 15 hectares em 2015 para quase 75 hectares em 2018”, disse o Secretário Regional.

João Ponte adiantou que, em 2019, pretende-se dar um novo impulso na área da experimentação da cultura de próteas, estando prevista uma nova ajuda, referente ao acondicionamento destas flores, cuja produção é vocacionada, essencialmente, para a exportação para a Holanda.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  501048  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE