AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Calheta de São Jorge 15-03-2018

João Ponte afirma que PAC pós 2020 é fundamental para garantir que a agricultura continua a ser o motor da economia de São Jorge


“Este valor demonstra bem a importância que o setor agrícola tem para a ilha de São Jorge e implica todos - Governo, associações, cooperativas e agricultores - a continuar a trabalhar de forma articulada, para que seja possível aumentar a competitividade deste setor e, por esta via, o rendimento de todas as partes envolvidas na cadeira de valor”, sustentou João Ponte.

Por outro lado, o Secretário Regional destacou o “percurso positivo” que as cooperativas de São Jorge fizeram nos últimos anos, concluindo que “a estratégia adotada pelo Governo dos Açores teve sucesso e permitiu reestruturar a produção de queijo em São Jorge”.

“As cooperativas foram reestruturadas financeiramente. As queijarias foram modernizadas, melhorando as condições higio-sanitárias”, frisou o governante, acrescentando que este “não é um projeto concluído, mas já é um projeto bem conseguido”.

João Ponte salientou que a ilha de São Jorge produz queijo de “excelência, com tradição, história e qualidade reconhecida, que consegue fidelizar os consumidores”, contudo defendeu que “é preciso continuar a trabalhar para reforçar a presença em canais de distribuição, aumentar a sua notoriedade, apostar em ações diretas com o consumidor e em parceiros estratégicos, tendo em vista consolidar o mercado nacional e crescer no plano internacional”.

O Secretário Regional afirmou que este é um desafio que está do lado da indústria, mas assegurou que o Governo dos Açores está disponível para ajudar, como aconteceu recentemente com o apoio dado à Uniqueijo para a realização de uma campanha promocional, de âmbito nacional, do queijo de São Jorge.

Ao nível da fileira da carne, João Ponte anunciou que em 2019 serão desencadeados procedimentos com vista à realização do projeto de requalificação do Matadouro de São Jorge, a executar no próximo Quadro Comunitário de Apoio, ou seja, depois de 2020.

“O Matadouro de São Jorge é uma infraestrutura cada vez mais importante para o setor agrícola. Em dois anos passamos de 2.277 para 3.960 abates, sendo que no último ano 70% dos abates foram para exportação”, frisou João Ponte.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  503426  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE