AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Lisboa 21-03-2018

Governo dos Açores está a trabalhar para que a Região tenha uma boa proposta de seguros de colheitas


O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou que os Açores vão alargar o âmbito da candidatura de cobertura dos seguros de colheitas ao granizo e aos incêndios para tornar o mercado regional mais apetecível às seguradoras.

“Foram apresentadas e discutidas as alterações das portarias regionais relativas aos seguros de colheitas, que está previsto na Medida 17 do PRORURAL+. Essas alterações baseiam-se na inclusão da cobertura de mais dois riscos, nomeadamente a queda de granizo e incêndios”, salientou Fernando Sousa, que falava no final de uma reunião com a Direção do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), em Lisboa.

Inicialmente, a candidatura açoriana de seguros de colheitas previa apenas cobrir chuvas torrenciais e ventos fortes, o que não se revelou muito apelativo do ponto de vista das seguradoras com quem o Executivo teve reuniões de trabalho.

Apesar de não haver ainda uma data para a disponibilização aos agricultores açorianos dos seguros de colheitas, Fernando Sousa assegurou que o Executivo está a trabalhar para que estes seguros sejam uma realidade o mais cedo possível.

As alterações agora propostas motivaram alguns atrasos no processo, devido à necessidade de se proceder à recolha de dados oficiais referentes ao histórico regional no que diz respeito a estes dois riscos.

Fernando Sousa disse que, agora, o passo seguinte será submeter as alterações feitas à validação da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensão, de forma a que seja autorizada a apólice uniforme para a Região Autónoma dos Açores quanto aos seguros de colheitas.

Nesta reunião em Lisboa, o Diretor Regional do Desenvolvimento Rural reforçou também a necessidade de o arquipélago estar coberto pelo seguro vitícola, visto que essa situação está omissa na legislação nacional vigente.

“Tive a garantia por parte do Presidente do IFAP de que vai trabalhar nesta matéria, ou seja, vai proceder à alteração da legislação e propor ao Ministro da Agricultura que fique incluída a Região Autónoma dos Açores também no que diz respeito ao seguro vitícola português”, afirmou Fernando Sousa.


Numero de Visitantes
  503335  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE