AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 27-04-2018

Governo dos Açores vai atribuir apoio suplementar de 240 mil euros para ajuda à manutenção da vinha


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, anunciou hoje que será atribuído um apoio suplementar de 240 mil euros do Orçamento Regional à Ajuda à Manutenção da Vinha, orientada para a produção de vinhos com Denominação de Origem (DO) e vinhos com Indicação Geográfica (IG), para dar resposta ao crescimento das superfícies plantadas com castas aptas à produção de vinhos, que já estão em produção.

Esta medida justifica-se pela aposta estratégica e do bom trabalho que todos têm feito na área vitivinícola, que resulta da parceria entre entidades públicas e produtores privados, fazendo deste setor uma verdadeira fonte de emprego e de riqueza, que tem permitido dinamizar outras áreas de atividade, como seja o enoturismo, diferenciando e fortalecendo o sector turístico.

“Sem este apoio, além de um rateio considerável na ajuda, teríamos 54 produtores com superfície para a produção de vinhos com Indicação Geográfica (IG) que não receberiam qualquer valor”, afirmou João Ponte, salientando que o setor da vinha já está a atingir uma verdadeira dimensão económica, seja enquanto gerador direto e indireto de postos de trabalho e de riqueza nos Açores, mas também ao nível das exportações.

O governante referiu que os 466 mil euros do POSEI para a Ajuda à Manutenção da Vinha são insuficientes para atender a todas as candidaturas apresentadas.

“O apoio suplementar que agora é atribuído é mais um contributo do Governo Regional para continuar a estimular o setor da vinha, com grande impacto económico na ilha do Pico e noutras”, disse João Ponte.

Em 2017 foram candidatadas à Ajuda à Manutenção da Vinha 416,68 hectares para a produção de vinho DO e 213,52 hectares de vinho IG.

João Ponte salientou, ainda, que há desafios importantes a vencer, nomeadamente ao nível da transformação e da necessidade de encontrar novos mercados, “para se conseguir continuar a valorizar o vinho num segmento alto” e para que esta cultura permaneça “fonte de rendimento e de sustentabilidade”.

O governante destacou, também, que através do programa VITIS - Regime de Apoio à Reconversão e Reconstrução da Vinha tem sido fundamental para o desenvolvimento deste setor, na sequência de um investimento público de cerca de 19 milhões de euros.

Nos Açores existem quase 1.000 hectares de área apta à produção de vinho certificado com DO e IG, distribuídos pelas ilhas do Pico, Terceira e Graciosa.

João Ponte recordou, ainda, que o Executivo está a rever o atual modelo de incentivos no setor da vitivinicultura, de modo a assegurar uma maior previsibilidade e garantia dos apoios ao setor no futuro.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  503392  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE