AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Angra do Heroísmo 13-06-2018

Governo dos Açores está a acompanhar e avaliar os efeitos da seca prolongada na ilha Terceira


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores está a acompanhar e a avaliar, conjuntamente com a Associação Agrícola da Ilha Terceira, os efeitos da seca prolongada que está a atingir o setor agrícola, assegurando que o Executivo não se demitirá das suas responsabilidades caso seja necessário intervir para apoiar os agricultores nos prejuízos resultantes dessa situação.

“Confirmando-se uma situação de excecionalidade e de gravidade, o Governo Regional não se demitirá das suas responsabilidades”, frisou João Ponte, que falava terça-feira, em Angra do Heroísmo, na inauguração do restaurante da Associação Agrícola da Ilha Terceira no Parque Multissetorial.

João Ponte adiantou que, nas próximas semanas, será feita uma reavaliação da evolução da situação de seca, salientando que, se as condições atuais se agravarem, colocando em causa as sementeiras de milho em algumas zonas da ilha, o Governo Regional “não deixará a lavoura da Terceira numa situação de maior fragilidade”.

“Tivemos um mês de maio muito difícil, pois praticamente não choveu. Já estamos a meados de junho e apenas choveu nos dias 4 e 5, mas não com a mesma intensidade em todas as ilhas da Região”, disse o governante, considerando que a situação em algumas zonas da ilha Terceira é particularmente “complexa”.

Quanto ao novo restaurante gerido pela Associação Agrícola da Terceira, o Secretário Regional destacou que vem reforçar a oferta gastronómica da ilha, numa altura em que o turismo continua a crescer.

“Esta oferta que surge na restauração é extremamente importante numa fase em que na Região e, particularmente, na ilha Terceira há um crescimento muito significativo no turismo", afirmou, acrescentando que, "no último ano, as dormidas nos alojamentos tradicionais cresceram cerca de 20% e no primeiro trimestre deste ano cresceram 16,9%”.

“A agricultura e o turismo casam muito bem”, uma vez que muitos dos produtos agrícolas locais são também consumidos pelos turistas, acrescentou João Ponte.

Para o governante açoriano, este novo espaço deve ser uma “montra da excelência da produção agrícola dos Açores”, tanto ao nível da carne, como dos produtos lácteos, das hortícolas, das frutas e até das flores, tornando-se uma referência para quem visitar a ilha.

A abertura deste restaurante ocorre a poucos dias do início da Feira Agrícola dos Açores, que decorrerá de 15 a 17 de junho no Parque Multissetorial da Ilha Terceira e dá resposta ao compromisso assumido pelo Governo Regional com a Associação Agrícola.

João Ponte reiterou que a Feira Açores será um momento de afirmação de todo o setor agrícola, que tem atravessado grandes desafios, desde logo ao nível do rendimento e do preço do leite pago à produção.

“O Governo Regional tem cumprido com os seus compromissos. Os agricultores têm feito, muito bem, a sua parte. O desafio está, particularmente, do lado da indústria”, no sentido de pagar melhor pelo preço do leite que recebe, disse João Ponte.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  501092  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE