AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Santarém 07-06-2018

Feira Nacional de Agricultura é importante para promover a excelência dos produtos dos Açores, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, em Santarém, que a presença de produtos dos Açores na Feira Nacional de Agricultura, através do stand da Associação Agrícola de São Miguel, constitui um momento importante de promoção da excelência daquilo que se produz no arquipélago.

“Esta Feira Nacional de Agricultura é uma montra muito especial para a promoção da excelência dos produtos dos Açores, do que se produz na Região e da qualidade dos nossos produtos”, frisou João Ponte, que falava no final de uma visita ao stand da Associação Agrícola de São Miguel na 55.ª Feira Nacional de Agricultura, que decorre até domingo.

O governante salientou que esta visita pretende enaltecer e reconhecer a importância da agricultura para a economia dos Açores, o peso que o setor tem no contexto nacional e o contributo que a Associação Agrícola de São Miguel dá à notoriedade às produções açorianas com a sua presença.

Simultaneamente, a presença dos produtos açorianos nesta feira, destacou João Ponte, potencia uma maior proximidade com os consumidores e gera oportunidades de negócios.

“Por tudo isso, o Governo Regional vê com muita satisfação o sentido estratégico que a Associação Agrícola de São Miguel dá, como organização de produtores, com a sua presença, representando os Açores na maior feira de agricultura do país”, salientou.

O Secretário Regional considerou que, se os Açores querem conquistar mais consumidores, ganhar novos mercados, promover a qualidade das produções e valorizar mais o que é bem produzido, “inevitavelmente” têm que estar presentes em certames como este que decorre em Santarém.

João Ponte referiu que, no último ano, os indicadores do setor agrícola são positivos, salientando que a produção de leite aumentou, o volume de negócios das indústrias de lacticínios cresceu 4% em relação a 2016, houve um aumento da produção de queijo e uma redução da transformação do leite de consumo e leite em pó.

“Contudo, ainda não estamos a conseguir valorizar o suficiente o preço do leite pago ao produtor", afirmou, acrescentando que "alcançar uma valorização que permita que os produtores tenham um rendimento melhor, seja mais justa e garanta a sustentabilidade deste importante setor da atividade económica da Região” é um grande desafio que deve envolver e mobilizar todos os agentes da fileira do setor leiteiro.

A Feira Nacional de Agricultura, que atrai anualmente cerca de 200 mil visitantes, conta com sete centenas da expositores, dispondo o espaço da Associação Agrícola de São Miguel de cerca de 143 metros quadrados, onde estão em destaque produtos como o leite, o queijo e a carne.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  503274  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE