AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 27-07-2018

Investir na modernização das infraestruturas agrícolas é um “desafio permanente”, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou que investir na modernização das infraestruturas agrícolas nos Açores é um “desafio permanente”, destacando que o abastecimento e o armazenamento de água serão prioritários na próxima década. 

“Melhorar as infraestruturas públicas para a agricultura é um desafio permanente para o Governo, seja beneficiando os caminhos agrícolas, seja no reforço do abastecimento de água, seja no fornecimento de energia às explorações agrícolas”, referiu João Ponte, na cerimónia de inauguração do caminho do Portal Grosso, um investimento de cerca de 120 mil euros, na ilha de São Miguel.

Esta intervenção realizada pelo IROA vai beneficiar o acesso a 13 explorações agrícolas, numa área de aproximadamente de 60 hectares, tendo consistido na pavimentação de uma extensão de 1.100 metros, na correção e no melhoramento de drenagens da via, localizada no Perímetro de Ordenamento Agrário da Bacia Leiteira de Ponta Delgada.

O governante salientou que o Governo dos Açores trabalha diariamente para criar melhores condições de trabalho aos agricultores e, por outro lado, para contribuir para a melhoria da competitividade das explorações agrícolas e modernização das infraestruturas públicas, de modo a que o setor fique melhor preparado para vencer os desafios do futuro.

O plano de investimentos em infraestruturas para este ano, ao nível de caminhos, abastecimento de água e eletrificação das explorações, representa 10 milhões de euros.

“Para o Governo dos Açores investir numa pequena obra, como esta nas Capelas, ou numa grande obra tem o mesmo significado, que é o de dar as mesmas condições e as mesmas oportunidades aos agricultores, independentemente da ilha onde se localizam”, referiu João Ponte, adiantando que no próximo mês serão inauguradas beneficiações em caminhos nas ilhas de Santa Maria, Graciosa e Pico contribuindo, assim, para a coesão social e para o desenvolvimento da agricultura em toda a Região.

Nos últimos quatro anos, o Governo dos Açores investiu, em todo o arquipélago, mais de 40 milhões de euros na beneficiação de caminhos agrícolas, no abastecimento de abastecimento de água e na eletrificação de explorações agrícolas.

Apesar do muito que já foi feito ao nível das acessibilidades, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas admitiu que ainda há muito para fazer, nomeadamente ao nível do reforço do abastecimento e o armazenamento de água, daí que a IROA esteja já a fazer um levantamento e a preparar um plano de investimentos para a próxima década, um plano que vai ser desenhado com a colaboração das autarquias e Associações Agrícolas.

“Trata-se de um documento estratégico virado para o futuro, que sirva para preparar o próximo plano de investimentos no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, que está em fase negocial”, disse João Ponte, reiterando que a água terá um papel essencial em matéria de investimentos na agricultura nos próximos anos.


Numero de Visitantes
  503276  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE