AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 20-07-2018

Candidaturas para apoio aos prejuízos na agricultura causados pela seca têm início em agosto, anuncia João Ponte


“Estamos a ultimar uma portaria que vai definir um conjunto de regras para que os produtores acedam a esta ajuda financeira que o Governo Regional vai disponibilizar. Vamos abrir as candidaturas a 6 de agosto e depois seguir-se-á um período de análise e vistoria. Posteriormente, será feita a atribuição das ajudas”, afirmou João Ponte, no final de uma reunião com a Direção da Terra Verde - Associação de Produtores Agrícolas dos Açores.

O titular da pasta da Agricultura considerou que, nesta fase, é prematuro quantificar o valor da ajuda para as diferentes culturas em causa, seja no domínio da horticultura ou do milho forrageiro, porque ainda não há uma noção exata da quantidade de hectares que foram afetados e da dimensão dos prejuízos.

Para João Ponte, os aguaceiros, mais ou menos intensos, que têm caído nos últimos dias, embora não de forma homogénea em todas as ilhas, são “um bom sinal e têm contribuído para a recuperação de algumas culturas”.

No início do mês, o Secretário Regional anunciou que o Governo dos Açores ia ajudar os agricultores a minimizar os efeitos da seca que se verifica no arquipélago através do apoio à importação de alimentos e de uma ajuda à quebra da produção de milho forrageiro e de produtos hortícolas.

“Trata-se de uma boa noticia para os agricultores, que, deste modo, podem recuperar algum rendimento”, disse João Ponte, reconhecendo que há culturas que já não será possível recuperar nesta fase e que “o Governo Regional está a trabalhar para minimizar essas perdas”.

João Ponte assegurou ainda que o abastecimento de produtos hortícolas nos Açores não está em risco, considerando que o que poderá ocorrer, no futuro, é a necessidade de importar mais produtos e ocorrer um aumento do preço de venda dos produtos locais.

O Secretário Regional salientou que o Governo dos Açores tem tomado medidas para o crescimento do setor hortícola, quer com as alterações introduzidas ao nível do POSEI, quer com a elaboração de um estudo que está a decorrer para caraterizar a produção hortícola, com vista a diminuir as importações e aumentar as exportações de alguns produtos, como é o caso da batata doce.

 

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  503496  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE