AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Vila do Porto 28-08-2018

Proposta de POSEI 2019 é um bom incentivo ao crescimento da produção de meloa em Santa Maria, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que a proposta do POSEI para 2019 enviada à Comissão Europeia introduz uma majoração de 10% na ajuda às produções hortofrutícolas aprovadas como Identificação Geográfica Protegida (IGP) e mantém a isenção do rateio à meloa de Santa Maria, considerando que estas medidas são bons incentivos para atrair novos produtores e para aumentar a área de produção.

“No entender do Governo Regional, estas medidas são incentivos importantes para que, no futuro, particularmente no caso de Santa Maria, haja condições objetivas para um aumento de área de produção de meloa, aproveitando o potencial que existe nesta ilha para este tipo de cultura”, salientou João Ponte.

O titular da pasta da Agricultura, que falava no final da visita à exploração agrícola de um dos pioneiros e maiores produtores de meloa em Santa Maria, frisou, como exemplo, que a isenção do rateio para os produtores de meloa IGP no POSEI 2019 vai levar a que o valor da ajuda por hectares apresente, em relação a 2017, um aumento superior a 20%.

Para o Governo dos Açores, o POSEI continua a ser um “instrumento estratégico para assegurar um crescimento sustentável” nas áreas da horticultura, da floricultura, da fruticultura e da vitivinicultura.

“Ano após ano, temos aperfeiçoado o POSEI com a introdução de novas medidas que visam aumentar as produções, sem esquecer a área da diversificação agrícola”, disse João Ponte, acrescentando que, nos últimos dois anos, a área da diversificação agrícola cresceu 25% nos Açores, representando mais 700 hectares.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou ainda que, apesar de se ter verificados nos últimos anos um acréscimo na área afeta à produção de meloa IGP em Santa Maria, passando de cinco para sete hectares, este ano, devido à seca, a produção poderá diminuir, com impacto muito significativo na redução do calibre da meloa.

“A expetativa seria aumentar a produção de 54 toneladas atingidas em 2017, mas a seca está a condicionar a produção este ano”, admitiu João Ponte.

A proposta açoriana para o POSEI 2019, afirmou o Secretário Regional, reflete mais uma vez a aposta estratégica do Governo em potenciar a diversificação agrícola, com um aumento da dotação orçamental em cerca de 10%.

Apesar de estarem em causa pequenas áreas, João Ponte salientou que a adesão dos agricultores à produção de meloa e o trabalho feito pelo Associação Agrícola e pela Cooperativa AGROMARIENSECOOP no sentido de valorizar a meloa de Santa Maria tem contribuído para uma maior rentabilidade e rendimento dos produtores.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  501121  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE