AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ribeira Grande 22-08-2018

Governo dos Açores anuncia reforço imediato de água para os agricultores em pontos estratégicos de São Miguel


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje o reforço imediato do abastecimento de água em pontos estratégicos da ilha de São Miguel para minimizar a situação excecional de seca prolongada que se vive.

“Vamos reforçar o abastecimento de água em alguns pontos estratégicos, que serão selecionados da rede de reservatórios existentes, para permitir que os agricultores tenham acesso a água de forma mais facilitada e libertem a pressão que existe noutras zonas”, afirmou João Ponte, em declarações à margem de uma reunião com responsáveis da IROA, S.A, da Associação Agrícola de São Miguel e da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.

João Ponte revelou também que será reforçado o abastecimento de água na Lagoa das Contendas e no reservatório do Pico do Carvão, que é abastecido pela Lagoa do Caldeirão, recorrendo ao auxílio dos bombeiros.

O titular da pasta da Agricultura disse ser consensual a necessidade de avançar nos próximos anos com um conjunto de investimentos em várias ilhas que permitam reforçar a capacidade de armazenagem de água, de modo a que a Região consiga responder a situações de escassez de água como a que está a passar atualmente.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas garantiu que o próximo Plano de Investimentos da Região vai avançar com um conjunto de investimentos estruturantes em matéria de abastecimento de água em várias ilhas, aproveitando água que, neste momento, está a correr para o mar e que pode ser aproveitada pela agricultura.

Além disso, salientou que será necessário construir na zona da Ribeira Grande, em São Miguel, mais uma lagoa artificial para retenção da água, por forma a garantir a sustentabilidade do abastecimento.

“Já este ano, o Governo Regional decidiu elaborar um conjunto de planos de ação, que a IROA irá levar a cabo com a colaboração das associações agrícolas e das câmaras, para definir um conjunto de investimentos estratégicos ao nível do abastecimento de água, aproveitando os próximos fundos da Política Agrícola Comum (PAC)”, salientou João Ponte.

Relativamente à ação das câmaras municipais, o governante lamentou que alguns autarcas tenham dito publicamente que irão cortar o abastecimento de água à lavoura nos seus concelhos.

 

“Acho que é uma situação inaceitável. Garantir o abastecimento de água a um restaurante, a um hotel ou a um comércio é tão importante como garantir o abastecimento de água a uma exploração agrícola, porque, no final, é nas explorações que são produzidos bens que são depois consumidos nestes estabelecimentos”, afirmou João Ponte, que apelou à população, em geral, e aos agricultores para terem cuidado com os consumos de água até que volte a chover.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  503234  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE