AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 16-04-2018

João Ponte anuncia criação de plano de ação para desenvolvimento da apicultura nos Açores


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje que os Açores vão ter, até ao verão, um plano de ação para a apicultura, um documento orientador e definidor de medidas com vista ao desenvolvimento de médio e longo prazo deste setor agrícola.

“Era importante ter um documento orientador e que defina um conjunto de medidas com vista ao desenvolvimento do setor no médio e longo prazo”, afirmou João Ponte, à margem da visita a uma exploração apícola no concelho de Ponta Delgada, em São Miguel.

O Secretário Regional adiantou que este plano apícola vai identificar um conjunto de aspetos a melhorar, contribuindo para uma maior valorização do mel que se produz nos Açores, para o aumento da produção e para a conquista de mais consumidores.

João Ponte salientou ainda que o plano, que está a ser elaborado por técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e parceiros do setor, deverá incidir sobre quatro grandes objetivos, nomeadamente a sanidade, o acompanhamento técnico, o fortalecimento do associativismo e a comercialização, com vista a tornar o setor mais atrativo e rentável.

A estes objetivos vão corresponder ações concretas, que passarão pelo reforço dos mecanismos de controlo sanitário, promoção de mais ações de formação, desenvolvimento de apoios para a criação de associações ou sessões apícolas nas associações existentes na Região e reforço da visibilidade do mel dos Açores classificado como Denominação de Origem Protegida (DOP).

João Ponte afirmou que a apicultura desempenha um papel muito importante para o setor agrícola, seja pelo contributo das abelhas enquanto polinizadoras naturais, o que contribui para aumentar a rentabilidade das explorações, mas também na polinização de outras plantas, preservando-as e, consequentemente, dando um contributo para o equilíbrio do ecossistema e a manutenção da biodiversidade.

Nos Açores existem atualmente cerca de quatro centenas de apicultores, 742 apiários e quase 6.000 colmeias.

O Secretário Regional referiu que se tem registado nos últimos anos um crescimento muito acentuado do número de apicultores e apiários no arquipélago, bem como uma evolução da qualidade do mel produzido.

Por outro lado, afirmou que, logo que o plano esteja concluído, irá proceder à revisão do Decreto Legislativo Regional, n.º 24/2007/A, dada a necessidade de o adequar à realidade atual e tornar o setor apícola ainda mais atrativo.

Autor: GaGS/RM

Numero de Visitantes
  503548  
<Maio de 2024>
segterquaquisexsábdom
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE