AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 
Gripe Aviária
Portugal, tal como a União Europeia, tem tomado medidas para reduzir o risco de introdução em território nacional da gripe aviária.

É essencial, para a redução de tal risco, bem como para controlar eventuais focos, conhecer as aves domésticas existentes no nosso país, não só as destinadas ao consumo humano, mas também as detidas como animais de companhia e as destinadas a concursos, espectáculos e manifestações ou actividades culturais, desportivas ou outras similares.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 39.209, de 14 de maio de 1953, e do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 69/96, de 31 de maio, a Direção Geral de Veterinária e consequentemente a Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, determinaram que:
  1. Todos os detentores de aves devem proceder à declaração da respetiva existência à Junta de Freguesia da área de residência ou, na sua impossibilidade, ao Médico Veterinário Municipal, mediante a entrega de uma declaração devidamente preenchida.
  2. A declaração referida no número anterior não é obrigatória quando os animais permaneçam alojados em espaço fechado no qual não seja possível o contacto com outras aves.
  3. As Juntas de Freguesia e os Médicos Veterinários Municipais devem coligir a informação das declarações por si recebidas em relatório e remetê-la, em suporte informático à Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário.
  4. As Juntas de Freguesia devem proceder à introdução dos dados coligidos no Sistema Integrado de Registo de Espécies Avícolas - SIREA.
  5. O não cumprimento das obrigações e condicionamentos impostos e divulgados pelos Avisos da Direção Geral de Veterinária, bem como o não recenseamento das explorações avícolas, é punido nos termos do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 69/96, de 31 de maio.
  6. Os Médicos Veterinários Municipais, a Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário e as autoridades policiais, designadamente a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública, devem fiscalizar o cumprimento das condições impostas nos Avisos.
  7. As entidades administrativas e policiais que tenham conhecimento de algum facto previsto e punido nos termos dos diplomas legais referidos no ponto 5. devem levantar o respetivo auto de notícia e remetê-lo à Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural para instrução do processo. Este recenseamento visa, essencialmente, sinalizar as explorações domésticas, incluindo as habitualmente designadas como galinheiros, cuja produção se destine ao autoconsumo ou à cedência a utilizadores ou detentores finais.

O recenseamento tem por objetivo determinar quais as aves actualmente existentes nas condições acima referidas, tendo em vista exclusivamente a prevenção e o controlo da gripe aviaria e de outras doenças das aves de grande gravidade.


Numero de Visitantes
  501238  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE