principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Clubes Europeus

 

Os Clubes Europeus são centros dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação que podem ser criados em estabelecimentos de educação Pré-escolar e do ensino básico e secundário ou profissional, adaptados ao contexto do Agrupamento de Escolas/Escola e da comunidade onde se inserem.

Os Clubes Europeus têm por objetivo:

- Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos;
- Promover, com o recurso a parcerias, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre a Europa, as Instituições Europeias. os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa, o património cultural e natural da Europa, os problemas com que se defronta a Europa contemporânea, os objetivos da integração europeia e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças;
- Contribuir para a compreensão e tolerância reciprocas;
- Contribuir para a tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação;
- Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Para ser reconhecido institucionalmente, o Clube Europeu tem de estar inscrito na Base de Dados da DGE, passando assim a integrar a Rede Nacional de Clubes Europeus(RNCE).

As novas inscrições ou atualizaçãoes dos dados de clubes inscritos no ano letivo anterior deverão ser efetuadas através da plataforma http://area.dge.mec.pt/bdce, que anualmente fica disponível de 1 a 31 de outubro, não sendo possível fazê-lo noutra altura do ano.

No caso de revalidação de inscrição, deve ser dada especial atenção à atualização dos dados referentes ao coordenador, morada, mails e telefone.
Ao criar um Clube Europeu deve ter em conta as Linhas Orientadoras para o Funcionamento dos Clubes Europeus.

Os Clubes Europeus remontam a 1986, quando esta iniciativa surgiu na sequência da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa e da adesão à então Comunidade Europeia.
Esta iniciativa alcançou uma projeção significativa no continente europeu, tendo Portugal desempenhado a função de Coordenação da Rede Internacional de Clubes Europeus até 2007. A Coordenação da Rede Nacional de Clubes Europeus é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (DGE)/Ministério da Educação e Ciência.

Mais informações sobre os Clubes Europeus:

http://dge.mec.pt/clubes-europeus

https://www.facebook.com/rede.europeus

 
Imagens Adicionais: Anexos:

Cartaz Clubes Europeus 2018-2019.jpg

Linhas orientadoras para o funcionamento dos Clubes Europeus.pdf
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal