principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
RESIDÊNCIA CRIATIVA
 

O projeto “Residência Criativa” promovido e organizado pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, constitui mais um projeto de promoção e inovação do artesanato regional, onde se incentiva a criação de novos produtos.

Residência Criativa 2019

O projeto Residência Criativa em Cerâmica e Fibras Vegetais visa desenvolver experiências que reforcem a interculturalidade e a criação de novos produtos baseados nos recursos naturais, associando a inovação e a tradição, apostando na troca de saberes e de técnicas entre os artesãos açorianos e Cabo-Verdianos.

Esta iniciativa de âmbito regional, desenvolvida em parceria com a GRATER, explorou os recursos endógenos como o vime, a folha de dragoeiro, a espadana, a palhinha e o barro de Santa Maria, porque é essencial voltar a valorizar as matérias primas locais e a sua utilização no artesanato. Poderá ser invulgar a junção de duas áreas tão diferentes como é a olaria e as fibras vegetais, mas o CRAA quis desafiar os artesãos e os mentores convidados para a inovação.

Foram sete os artesãos que fizeram parte desta Residência. Aida Bairos, Cristina Bairos e Marina Mendonça da ilha de Santa Maria, Bento Silva da ilha de São Miguel, Aurélia Rocha e Manuela Medeiros da ilha Terceira e Luis Lopes da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Assim, sob a orientação de Kathi Stertzig e Álbio Nascimento através da The Home Project Design Studio, surgiram peças de criação conjunta e com um enorme potencial económico produzidos com materiais e técnicas típicas da região com recurso com uma estética renovada.

http://artesanato.azores.gov.pt/residencia-criativa/residencia-criativa-2019/ 

Residência Criativa 2018

Esta Residência em particular visou a inovação e o reposicionamento do mercado da tecelagem de S. Jorge, valorizando uma produção artesanal de qualidade e origem certificada, desde o ano 2001 e, como tal, parte integrante de um património cultural a preservar.

O CRAA convidou a designer têxtil Paula Caria, com trabalho reconhecido a nível nacional e internacional, tendo desenvolvido várias coleções de moda com As Capuchinhas, Cooperativa de Artesanato que se dedica ao trabalho em burel.

Paula Caria trabalhou em conjunto com as artesãs da Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação, apostando na criação, na qualidade, na diversificação e na diferenciação de alguns produtos mais relevantes da tecelagem açoriana.

É através de projetos como este que se atinge a credibilização das artes e ofícios, enquanto plataforma de afirmação de identidade e cultura, com medidas que melhorem as competências dos artesãos e promovam o desenvolvimento do artesanato regional, sublinhando a importância que devem assumir na dinamização da economia e turismo locais.

http://artesanato.azores.gov.pt/residencia-criativa/residencia-criativa-2018/ 

Residência Criativa 2017

Esta residência decorreu na ilha Terceira, e envolveu a participação de 2 unidades produtivas artesanais das artes do embutido e da madeira, nomeadamente Susana Almeida e Francisco Pereira, da designer de produto Susana António e a colaboração da Direção Regional do Ambiente e da Direção Regional dos Recursos Florestais.

As Residências Criativas do Centro Regional de Apoio ao Artesanato pretendem man­ter vivas as artes e ofícios tradicionais, divulgando as técnicas e os saberes de incalculá­vel valor cultural através de um novo olhar.

Numa época em que se fala tanto nos recursos endógenos fez todo o sentido que esta residência se sustentasse na tradição da arte do recorte e do embutido em madeira, já tão pouco difundida no arquipélago e que urge recuperar.

Através da criação de peças de pequena dimensão e recorrendo a madeiras como a criptoméria, a acácia ou faia, revela-se o potencial económico de objetos produzidos com materiais e técnicas típicas da região com recurso com uma estética renovada.

Identidade é e será sempre um motivo para o cruzamento e o diálogo entre disciplinas e o encontro das pessoas e desta partilha nascem peças. Esperamos que a exaltação dos dias criativos se instale para sempre no dia a dia dos artesãos.

http://artesanato.azores.gov.pt/residencia-criativa/residencia-criativa-2017/

Residência Criativa 2016

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promoveu de 14 de junho a 12 de agosto a Exposição Residência Criativa 2016, no Museu dos Baleeiros, na ilha do Pico. Esta iniciativa, resulta da 4ª. edição do projeto Residências Criativas, que tem como objetivo a criação de novos produtos, com uma componente artesanal significativa e diferenciadora, criando, através da integração dos produtos numa marca, sustentabilidade para o trabalho dos artesãos e atingir novos mercados.

Na 4º edição da Residência Criativa, o foco incidiu sobre a renda tradicional das ilhas do Pico e do Faial, através do segmento do vestuário, convidando para o efeito a designer de moda Silvia Teixeira. A minicolecção, Swing Lace, envolve 12 coordenados de peças de pronto-a-vestir, femininas e masculinas, refletindo a inspiração da designer no glamour dos anos 30, agregando de uma forma subtil a tradição e a inovação.

Os artesãos que acolheram o projeto e introduziram novas práticas às suas produções foram Ana Baptista, da ilha do Faial, Alzira Neves, Conceição Neves e Arménio Goulart, da ilha do Pico.

http://artesanato.azores.gov.pt/residencia-criativa/residencia-criativa-2016/

Residência Criativa 2015

A coleção de moda e casa, concebida no âmbito da Residência Criativa 2015 esteve em exposição no stand "Artesanato dos Açores" na FIA - Feira Internacional de Artesanato, que decorreu de 25 de junho a 3 de julho, em Lisboa.
Com o objetivo a valorizar do bordado tradicional a branco sobre linho, mas também de criar uma marca com visibilidade no mercado nacional e internacional, a residência criativa, promovida pelo CRAA, contou com a parceria do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho.

http://artesanato.azores.gov.pt/residencia-criativa/residencia-criativa-2015/

Residência Criativa 2013

A Residência Criativa 2013 teve como objetivos gerais a criação de uma coleção de peças de artesanato inovadoras, ligadas à tecelagem artesanal, incidindo na área da tecelagem de repasso e trapo. Num formato diferente da 1ªedição, atendendo às especificidades da área artesanal e do público-alvo, para esta edição foram convidadas duas criativas, Joana Dias e Teresa Gameiro, que criaram linhas de produtos ligados à moda e casa-lar, em parceria com a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria. A tecelagem em Santa Maria tem grande tradição contudo, o produto encontra-se desvalorizado e pretendeu-se, através desta edição da Residência, reativar a tradição com novos valores da estética contemporânea, captando novos nichos de mercado.

http://artesanato.azores.gov.pt/residencia-criativa/residencia-criativa-2013/

Residência Criativa 2012

A grande aposta do CRAA na inovação dos saberes tradicionais foi feita através da 1ª Residência Criativa 2012, na qual se potencializou o artesanato da ilha do Pico através da única escola de artesanato da Região, a Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro. Esta residência incidiu sobretudo sobre as técnicas da palhinha de trigo e a escama de peixe, com o objetivo maior de revitalizar técnicas em extinção, como também inovar as existentes, aproveitando o saber-fazer dos artesãos locais, criando-se novas linhas de produtos economicamente viáveis. Foram a concurso e selecionados os 5 melhores projetos artesanais a desenvolver em conjunto com os artesãos, durante 2 meses de estadia na ilha do Pico.

http://artesanato.azores.gov.pt/residencia-criativa/residencia-criativa-2012/

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal