principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 25 de Março de 2019

Jornadas Florestais da Macaronésia geram sinergias para responder aos desafios comuns, afirma Diretora Regional dos Recursos Florestais

A Diretora Regional dos Recursos Florestais afirmou que as IX Jornadas Florestais da Macaronésia, que decorrem esta semana em Cabo Verde, constituem uma oportunidade para gerar sinergias tendo em vista encontrar soluções para problemáticas comuns nos Açores, na Madeira, nas Canárias e em Cabo Verde, mas também para dar a conhecer bons exemplos do trabalho desenvolvido na fileira florestal na Região.

 

“As jornadas, iniciadas em 1994 pelos Açores e Madeira, têm sido de grande importância para a fileira florestal, ao nível da troca de conhecimentos, práticas e dinâmicas de conservação e de desenvolvimento da floresta”, salientou Anabela Isidoro, acrescentando que “as caraterísticas comuns da floresta na Macaronésia conduzem a que haja mais valias na constituição de sinergias, na definição de soluções para problemáticas comuns e para a sua preservação”.

 

As IX Jornadas Florestais da Macaronésia decorrem de 27 a 29 de março e, pela primeira vez, em Cabo Verde, na ilha de Santiago, constituindo um momento em que técnicos da Direção Regional dos Recursos Florestais irão divulgar aos seus pares o que está a ser feito nos Açores ao nível da gestão florestal, da gestão dos recursos cinegéticos e da valorização da criptoméria.

 

Estas jornadas constituem uma atividade enquadrada no VALCONMAC - Projeto de Valorização e Conservação dos Recursos Florestais na Macaronésia, financiado no quadro do programa de cooperação INTERREG V, e pretendem ser um fórum no qual convergem profissionais públicos e privados com competência florestal, bem como técnicos de áreas conexas, a sociedade civil e pessoas interessadas na gestão, planificação e proteção florestal.

 

A Diretora Regional dos Recursos Florestais adiantou que, no decurso das jornadas, será assinada uma declaração comum entre os Açores, Madeira, Canárias  e Cabo Verde com uma listagem das 100 árvores notáveis existentes nos quatro arquipélagos, um património natural de excelência que importa divulgar e preservar para as futuras gerações.

 

“À semelhança das outras regiões, os Açores incluem nesta listagem 25 árvores notáveis, dispersas por todas as ilhas, que poderá ser atualizada a qualquer momento. Estamos a falar de espécies como dragoeiros, araucárias, azevinhos, cedros do mato, carvalhos, sequoias, entre outras”, afirmou Anabela Isidoro, acrescentando que este património constitui uma grande riqueza.

 

A Diretor Regional destacou a proteção destes exemplares notáveis ou de um conjunto de árvores que, pelas suas caraterísticas extraordinárias são considerados elementos botânicos que devem ser respeitados, tanto pelos residentes, como pelos turistas, e cujo valor científico, cultural, didático, paisagístico ou ornamental aconselham, a que, pelo menos, sejam objeto de sinalização e salvaguarda.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2019.03.25-DRRF-JornadasFlorestasMacaronésia(1).mp3 2019.03.25-DRRF-JornadasFlorestasMacaronésia(2).mp3   19.4848.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo faz levantamento no terreno dos estragos provocados pelo mau tempo na ilha Terceira

Diretora Regional destaca liderança das ilhas na transição energética da União Europeia

Serviço Regional de Estatística dos Açores promove XI Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatística Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de junho

"Contadores de palmo e meio" na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal