principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Velas , 22 de Janeiro de 2019

Entreposto frigorífico das Velas deverá entrar em funcionamento em agosto

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, nas Velas, que a obra de melhoramento e ampliação do entreposto frigorífico desta vila é “a concretização de mais um compromisso do Governo" assumido para com os pescadores de São Jorge.

 

Gui Menezes, que acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, numa visita aos trabalhos em curso, frisou que esta infraestrutura vai ter “novas valências e novas capacidades”, nomeadamente um túnel de congelação com capacidade para 10 toneladas por ciclo, uma câmara de congelados com capacidade de 40 toneladas e uma câmara de conservação de isca congelada com capacidade de 20 toneladas.

 

O Secretário Regional destacou a instalação de uma máquina de gelo com capacidade de produção de duas toneladas por dia e de armazenamento de quatro toneladas, “uma valência que não existia”, estando ainda prevista uma zona climatizada para preparação e transformação de pescado.

 

O titular da pasta das Pescas referiu ainda a criação de “uma zona de higienização de trabalhadores e de uma parte administrativa”, bem como a instalação da sede da associação de pescadores de São Jorge, “com gabinetes administrativos e uma sala de formação”.

 

“Com este empreendimento aumentamos a capacidade de congelação e de conservação de pescado [em São Jorge] e isso tem repercussões na valorização do pescado e, consequentemente, no rendimento dos pescadores”, afirmou Gui Menezes.

 

Questionado por jornalistas, o governante referiu que, “de acordo com o andamento da obra, mantém-se o prazo de conclusão” previsto para agosto deste ano, sendo que, “até lá, os pescadores utilizam um contentor para congelar o pescado, que está a minimizar o impacto negativo” do decorrer dos trabalhos no entreposto frigorífico.

 

Para além da atividade industrial, prevê-se que esta infraestrutura tenha também uma peixaria, que será gerida pela associação de pescadores.

 

A obra do Entreposto Frigorífico das Velas, que representa um investimento de um milhão de euros, sofreu alguns atrasos no seu arranque devido à demora do visto prévio do Tribunal de Contas, que apenas foi dado no final do mês de junho do ano passado.

 

Durante a visita à obra, o Secretário Regional destacou ainda o facto de 2018 ter sido “o segundo melhor ano de sempre” em termos de rendimento do setor, considerando a venda de pescado em lota na Região, que atingiu 38 milhões de euros.

 

Gui Menezes admitiu, no entanto, que “no setor das pescas, há sempre uma incerteza em relação a algumas espécies que ocorrem ou não nalguns anos”, defendendo, contudo, que, “em São Jorge, os pescadores têm bons rendimentos e não há grandes problemas [no setor]”.

 

O Secretário Regional sublinhou ainda que “o pescado nos Açores relativamente ao continente tem, em média, um valor muito mais elevado”, acrescentando que com as condições que o Governo Regional está a criar em todas ilhas “em termos de infraestruturas de apoio à pesca, o nosso pescado tem tido uma valorização muito boa, que queremos manter”.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.4344.jpg 19.4345.jpg 19.4346.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago, alerta Proteção Civil

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 e 17 de junho

Avelino Meneses considera positiva participação dos Açores na Feira do Livro de Lisboa

Proteção Civil alerta para previsão de chuva em todo o arquipélago

Agenda do Governo Regional dos Açores para 15 de junho

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal