principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE



Rede Regional de Estações de Atividade Física Desportiva de Ar Livre


Prosseguindo um objetivo estratégico de integração e coordenação de políticas, as direções regionais do Desporto (DRD), das obras públicas transportes e comunicações (DROPTC), dos recursos florestais (DRRF)  e da Juventude elaboraram em conjunto o projeto “Rede de estações de atividade física desportiva de ar livre”.

Trata-se de um conjunto de aparelhos que permitem, em cada estação e de acordo com as diferentes tipologias, a realização de exercícios dinâmicos ou estáticos (são 10 estações no total, sendo que em cada aparelho são possíveis de executar diversos e variados exercícios) destinados a uma população com idades superior aos 14 anos, mas que com algumas adaptações (exemplo: altura de alguns aparelhos) podem abranger idades mais baixas.


No seu conjunto as estações permitem trabalhar de forma equilibrada e uniforme toda a musculatura, fortalecer o sistema cardiovascular e desenvolver a destreza e a habilidade motora.

As estações podem ser montadas todas num mesmo local ou dispersas ao longo de um percurso que inclua por exemplo a corrida e/ou a marcha.

Na definição dos aparelhos para cada estação foi tida em consideração que fossem elaborados com recurso a materiais endógenos e a mão-de-obra local, com baixo custo e de facilidade de construção.

Pretendeu-se que do ponto de nível estético tivessem baixo impacto visual, por serem simples, e que do ponto de vista ecológico constituíssem uma solução “amiga do ambiente”, pois, na sua maioria, foram concebidos com recurso a matérias naturais como a madeira, sendo facilmente reciclados.

Esta “Rede de estações de atividade física desportiva de ar livre” integra-se ainda num contexto mais vasto de um programa de promoção da atividade física desportiva no caminho do objetivo do Programa de Governo de contribuir para o “reforço do papel individual de cada cidadão na procura de uma vida ativa e saudável cabendo a intervenção governativa fundamentalmente ao nível da sua promoção, de forma transversal e ao longo de toda a vida”.

As estações são compostas por aparelhos que, quando montados em locais estratégicos, podem servir e beneficiar a população escolar, os atletas, os turistas e o cidadão em geral.

Aos utilizadores desta Rede é-lhes possibilitado o acesso a um vídeo demonstrativo da execução dos exercícios, através de um código QR (Quick Response - código de barras bidimensional que pode ser facilmente digitalizado usando a maioria dos telemóveis ou tablets equipados com câmera. Esse código é convertido num endereço URL que direciona para o vídeo), fixado em cada aparelho. Para leitura dos códigos QR, o utilizador terá que instalar no seu aparelho software adequado.


O projeto “Rede de estações de atividade física desportiva de ar livre” está disponível para divulgação e utilização por outros potenciais interessados, nomeadamente o “manual de construção”, e desafia em particular as autarquias da Região para que possam dar o seu contributo para a criação de uma verdadeira cultura de “desporto açoriano”, assente no reconhecimento individual da sua importância e na existência de um clima de colaboração, entreajuda e parceria entre as diferentes instituições públicas e privadas, propiciador das mais variadas formas de prática de atividade física desportiva.

 


Aceda a informação adicional sobre cada estação clicando aqui.

Visualize
aqui os locais onde já foram montadas “estações de atividade física desportiva de ar livre”.

Solicite os manuais de construção aos
Serviços de Desporto de Ilha.

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal