principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Anabela Isidoro
 

Biografia
Anabela Isidoro

Nascido em: 06-08-1968

Anabela Isidoro, licenciada em Engenharia dos Recursos Florestais pela Escola Superior Agrária de Coimbra, é Directora Regional dos Recursos Florestais desde Março de 2010.

Curriculum académico
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, pela Escola Superior Agrária de Coimbra, concluída em 22 de Julho de 2002, com média final de 14 valores.

Bacharelato em Engenharia das Operações Florestais, pela Escola Superior Agrária de Coimbra, concluído em 09 de Setembro de 1994, com média final de 14 valores.

Curriculum profissional
Iniciou a sua actividade profissional na Administração Florestal de Mira, em Junho de 1987, onde trabalhou até 1993.

Colaborou na realização do Recenseamento Geral Agrícola de 1989, através da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral.

Realizou o estágio final do curso no Instituto de Conservação da Natureza, Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, que teve como objectivo a organização e viabilização do viveiro florestal existente naquela Reserva, em 1994.

Trabalhou ainda, em inventário florestal, para a Empresa J. Serra Ramos, em 1994.

Efectuou, com um grupo de alunos e professores da Escola Superior Agrária de Coimbra, uma viagem de 2 semanas à República da Guiné-Bissau, para realização de um inventário florestal em duas concessões madeireiras. Colaborou na palestra para apresentação dos resultados do trabalho realizado, em 1994.

Foi contratada, em regime de contrato administrativo de provimento, para exercer funções de técnico estagiário na Direcção Regional dos Recursos Florestais - Direcção de Serviços Florestais de Ponta Delgada - Administração Florestal de S. Miguel (Jornal Oficial II Série - nº 27, de 04/07/1995), iniciando funções em 01 de Maio de 1995. Terminou o estágio em 01/05/1996 com aprovação.

Reclassificada na categoria de Técnica Superior de 2ª Classe, por despacho do Chefe de Gabinete do Secretário Regional da Agricultura e Pescas de 2003/07/02.

Nomeada, por urgente conveniência de serviço, em regime de substituição, no cargo de Chefe de Divisão do Serviço Florestal do Nordeste, com efeitos a partir de 01 de Fevereiro de 2008.

Como Chefe de Divisão do Serviço Florestal do Nordeste, executou, entre outras, funções na área do delineamento de trabalhos de investigação em produção de plantas, recolhendo e fazendo o tratamento dos resultados. Colaborou na preparação e apresentação dos resultados, na forma de comunicações orais e posters, em congressos, seminários e jornadas da área florestal.

Ao nível das Reservas Florestais de Recreio impulsionou a criação do projecto-piloto do Parque de Campismo Natural na Reserva Florestal de Recreio de Água Retorta e o percurso permanente de Downhill no Núcleo Florestal de Água Retorta e na Pedreira.

Ao nível dos caminhos rurais e florestais orientou os trabalhos de beneficiação destas infraestruturas, bem como a recuperação da vegetação potencial nas zonas afectadas pelas obras, com recurso a hidrossementeira e espécies endémicas.

Directora Regional dos Recursos Florestais desde o dia 01 de Abril de 2010.

Participação em projetos/ações com interesse relevante
Presidiu a equipa de Auto-Avaliação (AA) da CAF do Serviço Florestal do Nordeste.

Nomeada para integrar a Comissão Mista de Coordenação de Revisão do Plano Director Municipal do Nordeste, em representação da DRRF, por despacho do Secretário Regional dos Recursos Florestais, de 3 Setembro de 2007.

Acompanhou o Projecto Life Priolo - Recuperação do habitat do Priolo na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, em representação da DRRF/SFN, sendo a DRRF parceira no projecto.

Acompanha o projecto Life Laurissilva Sustentável, promovido pela SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em representação da DRRF/SFN, sendo a DRRF entidade observadora.

Conduziu o processo de utilização de técnicas inovadoras na produção de espécies endémicas, nomeadamente a experimentação de diferentes sistemas de hidroponia, que foi apresentado na Conferência Científica Internacional “Innovation and new horizons in tree nursery stock production and forest restoration - from research to business”, promovida pela IUFRO, em Roma - Itália, em 12 Março de 2009, numa exposição oral intitulada “Hydroponic nursery production in Azores endemic species - Prunus azorica”.

Trabalhos realizados e comunicações apresentadas
Elaboração dos projectos: “Beneficiação do Caminho Florestal da Achadinha - Nordeste” e “Beneficiação do Caminho Rural das Fontinhas - S. Brás/Ribeira Grande”.

Elaboração em co-autoria o artigo “A degradação da floresta natural de altitude em S. Miguel e a conservação do Priôlo”, editado na Revista Florestal nº 2 de 1997.

Apresentação, em co-autoria, das comunicações: “A solarização como processo alternativo à desinfecção do solo dos viveiros florestais”; “O projecto Life - Conservação do Priôlo”; “Enraizamento de estacas de Juniperus brevifolia (Seub.)Antoine, utilizando diferentes concentrações de IBA”, nas II Jornadas Florestais Insulares, de 6 a 9 de Setembro de 2000, no Funchal.

Co-autora das publicações “A solarização do solo dos viveiros florestais do Nordeste - Açores” (2004) e “Propagação das espécies lenhosas endémicas dos Açores” (2004), edição do Serviço Florestal do Nordeste.

Co-autora da comunicação “Efeito do Ácido indol-butiríco e de diferentes substratos no enraizamento de Juniperus brevifolia (Seub. Antoine), apresentada oralmente no 5º Congresso Florestal Nacional, em Maio de 2005, em Viseu.

Apresentou, em co-autoria, as comunicações “Produção das espécies lenhosas endémicas dos Açores”; “Caracterização da madeira de pseudotsuga (Pseudotsuga menziesii) - Trabalho desenvolvido na Ilha de S. Miguel”; “Um exemplo de recuperação da Floresta Laurissilva nos Açores“, durante as IV Jornadas Forestales de la Macaronesia, que decorreram em La Palma - Canárias, de 6 a 9 de Junho de 2006.

Apresentou, em co-autoria, o trabalho “Produção, utilização e divulgação das espécies endémicas dos Açores” na conferência “Natura 2000 - Uma ameaça ou uma esperança”, promovida pelo Deputado ao Parlamento Europeu Paulo Casaca, em 07/07/2007, no Nordeste.

Apresentou, em co-autoria, os trabalhos “Produção vegetativa em hidroponia da espécie endémica dos Açores Prunus Azorica”; "Reserva Integral de Caça do Planalto dos Graminhais - Medida de Gestão em prol da Narceja na Ilha de São Miguel"; "Contributo para o conhecimento da implantação dos Serviços Florestais no Concelho do Nordeste"; "Reservas Florestais de Recreio (RFR) da Área de Jurisdição do Serviço Florestal do Nordeste - Importância Sócio-Económica"; "Parque de Campismo Natural da Reserva Florestal de Recreio da Água Retorta - Projecto Piloto", no 6º Congresso Florestal Nacional “A floresta num mundo globalizado”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, que decorreu em Ponta Delgada, de 06 a 09 de Outubro de 2009.




<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal