principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 16 de Fevereiro de 2005

Plano Sectorial da Rede Natura 2000 na Região apresentado em Bruxelas

A secretária regional do Ambiente e do Mar, Ana Paula Marques, apresentou hoje, no Parlamento Europeu, o Plano Sectorial para a Rede Natura 2000 na Região Autónoma dos Açores.

 

Na ocasião, a governante considerou que o documento constitui um passo significativo na consecução dos objectivos das directivas comunitárias, assegurando a protecção e promoção dos valores naturais e paisagísticos.

 

O plano permite, em simultâneo, a conciliação da protecção da natureza com o desenvolvimento económico e a melhoria da qualidade de vida das populações de forma sustentada e a correcção de processos que podem levar à degradação dos habitats, referiu.

 

A sua elaboração envolveu a colaboração do Departamento de Oceanografia e Pescas e do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, através das equipas que estiveram envolvidas na caracterização dos Sítios de Interesse Comunitário (SIC's) e das Zonas de Protecção Especial (ZPE's) da Região.

 

Para Ana Paula Marques, além da protecção do estado selvagem das espécies e ecossistemas e da promoção da pesquisa científica, outros dos objectivos do documento consistem na compatibilização da conservação da natureza com actividades de turismo, recreio ou lazer e promoção de acções de sensibilização e educação ambiental, numa vertente de sustentabilidade dos recursos existentes.

 

Com a implementação do Plano Sectorial o executivo pretende definir modelos e regras de utilização do território, promover a conservação e valorização da fauna, flora endémica, vegetação e património geológico e paisagístico.

 

Manter a biodiversidade, recuperar os recursos depauperados ou sobre-explorados e contribuir para ordenar e disciplinar as actividades agro-florestais, urbanísticas, industriais, recreativas e turísticas, são outras das metas do documento, acrescentou.

 

Actualmente está em fase de estudo os custos com a Rede Natura 2000 no arquipélago e as possíveis fontes de financiamento, precisamente na altura em que decorre na União Europeia o processo de definição do modo de financiamento da Rede Natura, indicou a governante.

 

Ana Paula Marques garantiu que o Governo Regional vai reivindicar junto das instâncias nacionais e comunitárias o financiamento necessário para implementar as acções previstas no Plano.

 

A terminar, a secretária regional do Ambiente e do Mar, realçou ainda, que a elaboração do documento foi amplamente participada por organizações não governamentais, por associações de agricultores e de pescadores, por responsáveis e empresários do turismo e da indústria.

GaCS/LM
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Discurso da secretária regional do Ambiente e do Mar no Parlamento Europeu

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal