principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Feira Agrícola expressa desenvolvimento e importância económica do setor para São Jorge, afirma João Ponte
 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a Feira Agrícola de São Jorge é uma oportunidade para constatar a importância deste setor para o desenvolvimento sustentado, para a criação de emprego e de riqueza e para a qualidade de vida dos Jorgenses.

“Este é um momento importante, uma montra do setor nesta ilha, da sua evolução e do seu crescimento. É também uma ocasião para reafirmar, de forma expressiva, a importância da agricultura para a economia de São Jorge”, salientou João Ponte, que falava sexta-feira na abertura do certame, que decorre até domingo.

Na sua intervenção, João Ponte destacou que a receita do leite produzido em 2017 nesta ilha totalizou 8,2 milhões de euros, a venda de queijo ascendeu a 12 milhões de euros e as ajudas e apoios do POSEI e PRORURAL+ totalizaram 9,4 milhões de euros, indicadores que considerou serem “muito positivos e relevantes” para a economia da ilha.

O Secretário Regional salientou também a importância do setor cooperativo e o percurso feito nos últimos anos ao nível da recuperação dos atrasos nos pagamentos aos produtores, reestruturação financeira, modernização das queijarias, melhoria da qualidade e aumento da valorização do queijo, sem esquecer a estabilidade do preço do leite pago à produção e o aumento da produção de leite, que cresceu 2,5 milhões de litros entre 2014 e 2017.

“Esta estratégia de sucesso é resultado de um trabalho profícuo e articulado entre o Governo dos Açores, o setor cooperativo e os agricultores”, frisou João Ponte, que elogiou o trabalho dos agricultores jorgenses, o seu empenho, a sua capacidade de resiliência e vontade de vencer desafios.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas indicou que há novos desafios pela frente, que passam por continuar a valorizar o 'Queijo de São Jorge', um símbolo da ilha e dos Açores, abrindo novos mercados que garantam a sustentabilidade do setor cooperativo.

 
Ler nota informativa integral
 
 
Feira Agrícola expressa desenvolvimento e importância económica do setor para São Jorge, afirma João Ponte
 
 
 
 




<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal