principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 13 de Março de 2018

Rui Bettencourt elogia trabalho de jovens açorianos e norte-americanos em projeto de enfermagem comunitária

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o trabalho que está a ser desenvolvido em conjunto por jovens enfermeiros açorianos e norte-americanos na área da saúde comunitária é “muito enriquecedor e entusiasmante”.

 

Rui Bettencourt, que falava a um grupo de alunos e professores das universidades de Massachusetts e dos Açores, no âmbito do projeto 'Bridging the Atlantic’, sublinhou a união das duas comunidades envolvidas nesta iniciativa de cariz internacional e o “grande entusiasmo” dos estudantes por esta temática.

 

Para o titular da pasta das Relações Externas, este é “um projeto muito interessante” que une duas comunidades, a comunidade açoriana no arquipélago e a comunidade açoriana nos Estados Unidos, além de alguns americanos que “não são de origem açoriana, mas que se interessam pelos Açores”.

 

“São estudantes de Enfermagem que estão já a mais de meio do seu curso e são jovens que se entusiasmaram por este projeto e por questões do impacto social e cultural na enfermagem”, frisou Rui Bettencourt, salientando o trabalho que vão desenvolver na sua ação comunitária “para atenuar as dificuldades que têm as comunidades piscatórias, quer em New Bedford, quer nos Açores”.

 

O Secretário Regional destacou ainda o facto de estes jovens, que se conheceram e uniram neste projeto, estarem a dar uma resposta a preocupações que também são do Governo dos Açores, sublinhando que o Executivo “tinha que estar associado a este projeto e tinha que acarinhar este projeto”, e que o têm feito “naturalmente”.

 

Por outro lado, Rui Bettencourt referiu a importância do retorno do projeto, como tem acontecido ao longo das suas quatro edições, e de ver o que estes jovens “vão dizer, vão transmitir e o que estão a produzir” depois de estarem implicados no projeto, mas também ver “a ação concreta no terreno, as respostas em termos de saúde e o que é necessário fazer” na comunidade piscatória de New Bedford e nos Açores.

 

O projeto ‘Bridging the Atlantic: uma parceria internacional em saúde comunitária entre estudantes e docentes de enfermagem nos Açores e nos EUA’ é desenvolvido pelas universidades dos Açores e de Massachusetts, sendo financiado pela DeMello Charitable Foundation e pelo Governo dos Açores.

 

Este projeto tem por objetivos estabelecer relações profissionais colaborativas sustentáveis entre estudantes de enfermagem, docentes, universidades e respetivas comunidades, bem como preparar estudantes de enfermagem culturalmente competentes, conscientes do impacto da enfermagem global e da cooperação internacional na obtenção de resultados positivos em saúde, e ainda desenvolver um plano de investigação para a realização de estudos baseados em prioridades mútuas de cuidados de saúde no sentido da melhoria dos resultados de saúde nos dois países.

 

O grupo de estudantes e professores de Enfermagem da Universidade de Massashussets participa, durante a sua presença em São Miguel, em atividades de aprendizagem conjuntas com estudantes e docentes da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, acontecendo o mesmo com outro grupo dos Estados Unidos que se desloca à ilha Terceira.

 

Numa segunda fase, que decorrerá em abril, são os estudantes açorianos de Enfermagem de ambas as ilhas que se deslocam aos EUA com o mesmo objetivo.

GaCS/SN
 
Anexos:  
2018.03.13-SRAPRE-ProjetoBridgingAtlantic.mp3   18.2340.JPG 18.2341.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Açores asseguram mais 12% de quota de goraz para o próximo biénio, anuncia Gui Menezes

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove conferência “O mundo narrativo de Mau Tempo no Canal"

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de novembro

Açores são “destino de eleição para os amantes do mar”, afirma Diretora Regional do Turismo

Museu da Horta promove concerto de bandolim



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal