principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 6 de Dezembro de 2018

Recuperação do património baleeiro móvel nos Açores é "exemplo" a nível mundial, afirma Diretora Regional da Cultura

A Diretora Regional da Cultura afirmou, nas Lajes do Pico, que a recuperação do património baleeiro móvel, botes e lanchas de reboque, realizada nos Açores é um dos exemplos mais notáveis, a nível mundial, de reabilitação patrimonial da herança naval ao serviço das comunidades.

 

“Com ela pretende-se celebrar a dimensão atlântica portuguesa, bem como honrar a importância do mar e dos barcos na vivência insular e na criação da identidade arquipelágica, mormente através da Açorianidade”, salientou Susana Costa.

 

A Diretora Regional, que falava quarta-feira, à margem da reunião da Comissão Consultiva do Património Baleeiro dos Açores, frisou que a atividade baleeira, praticada artesanalmente nos Açores ao longo de mais de um século, deixou "traços na arquitetura, na genética e na civilização açorianas, para além de povoar o imaginário coletivo, das elites literatas às mais modestas comunidades açorianas”.

 

Susana Costa referiu que a baleação, com a extinção da caça, transformou-se numa “atividade-memória, explicada nos museus”, acrescentando que os "novos baleeiros” tomaram a parte "mais significativa do turismo náutico nos Açores, através da observação dos cetáceos, e o cachalote tornou-se num inequívoco emblema da identidade dos Açores”.

 

Atendendo a que o património baleeiro, constituído por bens imóveis, mas igualmente por bens móveis que "o expressam na sua magnificência”, designadamente as embarcações baleeiras e respetivas palamentas, corria o risco de se perder, dada a inoperância desde 1987, data da proibição da caça à baleia em Portugal, Susana Costa recordou que o Governo Regional tomou “políticas com vista à recuperação, revitalização e reutilização deste património para fins culturais, desportivos, lúdicos, turísticos e de educação ambiental”.

 

Estas medidas, associadas a um esforço e motivação crescentes das populações locais organizadas à volta de clubes navais, autarquias, coletividades e associações de cidadãos, tornaram possível a recuperação de um vasto património na Região, afirmou a Diretora Regional.

 

Neste contexto, a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promoveu a reunião da Comissão Consultiva do Património Baleeiro dos Açores, que avalia as candidaturas anuais para a preservação, salvaguarda e valorização do património baleeiro da Região.

 

Esta comissão, presidida pelo Diretor do Museu do Pico, responsável pelo Museu dos Baleeiros e pelo Museu da Indústria Baleeira, é composta por um representante de cada uma das entidades que promovem atividades que vivificam esse património, dois representantes da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e três personalidades de reconhecido mérito, identificadas com a história e a atividade baleeiras.

 

Cabe a esta comissão, perspetivando o que deve ser o futuro deste património, enquanto elemento vivo das comunidades onde a herança baleeira se faz sentir, propor onde se devem investir os fundos públicos para que se possa perpetuar essa herança.

GaCS/DRC
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Marta Guerreiro anuncia aumento das comparticipações para as IPSS no âmbito da revisão do ProEnergia

Diretora Regional apela aos jovens para um tempo de lazer consciente e sem abusos

Agenda do Governo Regional dos Açores para 12 e 13 de dezembro

Novas medidas do Governo visam aumentar rendimento e estabilidade dos trabalhadores da Administração Regional

Governo dos Açores vai concessionar em 2019 as salas de desmancha nos matadouros do Faial, Graciosa e São Miguel



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal