principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Santa Cruz da Graciosa , 12 de Julho de 2018

Governo dos Açores vai lançar concurso público para construção da nova aerogare do Aeródromo da Graciosa

O Governo dos Açores autorizou o lançamento do concurso público para a empreitada de construção da nova aerogare do Aeródromo da Graciosa, anunciou hoje, em Santa Cruz, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

 

Berto Messias, que falava na apresentação do Comunicado de Conselho de Governo, adiantou que a nova infraestrutura estará “dimensionada para a utilização de 120 passageiros, correspondendo a 75% da lotação máxima de dois aviões DASH Q400 em operação simultânea”.

 

Para além do edifício a construir, revelou o Secretário Regional, prevê-se a “requalificação e ampliação do parque de estacionamento, incluindo a iluminação da área envolvente, a alteração da vedação do aeródromo e a pavimentação da zona de implantação da atual aerogare, que será demolida após a entrada em serviço da nova aerogare”.

 

Na área da educação, o Governo dos Açores decidiu reforçar o parque informático e o desenvolvimento das tecnologias da informação na Escola Básica e Secundária da Graciosa, atribuindo um apoio de cerca de 11.400 euros.

 

No campo da agricultura, Berto Messias revelou que o Executivo irá autorizar os procedimentos necessários para a elaboração do projeto de beneficiação do caminho rural da Canada da Fajã e “lançar a respetiva empreitada de pavimentação e implementação de sistema de drenagem”.

 

“Este caminho rural assegura a ligação de vários caminhos, criando uma rede de acessos estruturante para a lavoura da ilha Graciosa, abrangendo cerca de 30 agricultores, numa área de pastagem de 14,8 hectares”, frisou.

 

O Governo dos Açores irá também dar orientações à IROA para “proceder à avaliação sobre as necessidades de água para abastecimento às explorações agrícolas da ilha Graciosa e apresentar um plano dos investimentos para a próxima década”, lembrando o Secretário Regional que, nos últimos 10 anos, o Executivo “investiu cerca de 900 mil euros em abastecimento de água na Graciosa”, o que “permitiu aumentar a capacidade de resposta e apoio aos agricultores”.

 

Após a inauguração da requalificação do edifício da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, o Governo decidiu apoiar esta entidade “a nível técnico, com vista a assegurar a sua viabilidade e sustentabilidade, de forma a apoiar a dinamização da atividade produtiva dos agricultores e viticultores”.

 

Por sua vez, a Cooperativa Graçagrícola, CRL, será apoiada em cerca de 165 mil euros, com o objetivo de “dinamizar e melhorar o rendimento das ações relacionadas com a produção animal, contribuindo para o crescimento e consolidação do processo de modernização da agropecuária na ilha Graciosa”.

 

Berto Messias anunciou ainda que o Governo Regional vai “apoiar a realização de ações de formação para os agricultores, designadamente nas áreas de pastagens, forragens e utilização sustentável do solo, poda e enxertia da vinha”, dando ainda instruções ao IAMA - Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas - para, em articulação com as organizações de produtores da ilha Graciosa, “iniciar os procedimentos com vista ao reconhecimento da qualidade do Alho da Graciosa através de uma IGP - Identificação Geográfica Protegida”.

 

O Secretário Regional salientou que, ao longo dos últimos quatro anos, “foram investidos perto de 20 milhões de euros no setor agrícola da Graciosa”, designadamente em “modernização agrícola, apoios às explorações agrícolas e à instalação de novos agricultores, reconversão da vinha, medidas agroambientais, melhoria de infraestruturas, ou fornecimento de água e eletricidade às explorações”.

 

Na área das pescas, Berto Messias anunciou a decisão do Governo de apoiar a Associação de Pescadores da Graciosa em cerca de 53 mil euros, bem como autorizar a contratação da empreitada de iluminação do Porto de pescas de Santa Cruz da Graciosa.

 

“Esta empreitada permitirá colocar iluminação em todo o cais, proceder à remoção de blocos existentes na entrada do porto e altear o maciço da grua existente, num investimento de cerca de 90 mil euros”, frisou.

 

Berto Messias referiu que o Governo dos Açores “investiu no setor das pescas, ao longo dos últimos quatro anos, mais de 430 mil euros no apoio aos pescadores e armadores da ilha Graciosa e mais de 900 mil euros na melhoria de infraestruturas”.

 

O Secretário Regional apresentou, igualmente, medidas direcionadas à juventude graciosense, nomeadamente em apoios à participação no Parlamento dos Jovens, no projeto ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!’, no Concurso Regional IdeiAçores e no Encontro Regional de Associações de Juventude, que reunirá todas as associações juvenis da Região.

 

Apoios às Juntas de Freguesia de Santa Cruz, de Nossa Senhora da Luz e de São Mateus, a abertura de novos cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC), apoios ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz e à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, o lançamento da empreitada de proteção costeira da Muralha da Praia, a colocação de guardas metálicas no troço Porto Afonso/Limeira, a construção de um miradouro no lugar das Urzeiras e o apoio à aquisição de uma viatura elétrica para o Serviço de Ambiente da Graciosa foram outras medidas decididas pelo Conselho do Governo, no âmbito da visita estatutária à ilha Graciosa.

GaCS/TM
 
 
  18.3147.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Comunicado do Conselho do Governo

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de julho

Modelo de transporte marítimo de mercadorias tem capacidade de se adaptar a novas solicitações, defende Ana Cunha

Gui Menezes destaca empenho do Governo dos Açores no apoio aos trabalhadores da COFACO do Pico e na construção da nova unidade fabril

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada acolhe espólio de José de Almeida Pavão

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de julho



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

  





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal