principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 14 de Setembro de 2018

Governo dos Açores incentiva cooperação entre entidades, afirma Ana Cunha

O LREC - Laboratório Regional de Engenharia Civil e o NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, assinaram hoje, em Ponta Delgada, um protocolo que visa promover e potenciar a realização de iniciativas que aprofundem a cooperação em áreas de interesse comum, nomeadamente a investigação e desenvolvimento tecnológico no domínio da Engenharia Civil e dos materiais endógenos do arquipélago.

 

Na cerimónia de assinatura deste protocolo, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou que, com mais esta iniciativa, "o Governo dos Açores continua a incentivar a ligação entre as mais diversas entidades, com vista à disponibilização de recursos e oferta de formação em vários setores de atividade, nomeadamente nas áreas ligadas à construção civil e às obras públicas”.

 

Ana Cunha frisou que a Associação NONAGON “assume, na sua visão e missão, o compromisso de facilitar o empreendedorismo e a inovação de base tecnológica, pelo que é um parceiro que consideramos valioso e preferencial na implementação desta estratégia de parcerias".

 

"Com este protocolo, a NONAGON reforça o seu papel preponderante na preparação do futuro dos seus parceiros e utilizadores”, acrescentou.

 

A Secretária Regional salientou ainda que “o LREC tem por missão promover a investigação científica aplicada às especificidades regionais e ao desenvolvimento tecnológico no domínio da engenharia civil, bem como disponibilizar, a todas as entidades públicas e privadas que o solicitem, um conjunto de serviços de natureza laboratorial e de controlo da qualidade, com a garantia de idoneidade e de isenção”.

 

Recentemente tem sido estabelecida a cooperação entre o LREC e outras entidades, como o Laboratório Regional de Engenharia Civil da Madeira e a Associação Passivhaus Portugal, entre outras.

 

“O Governo dos Açores valoriza muito o estabelecimento destas novas formas de cooperação, numa perspetiva de enriquecimento recíproco, nomeadamente nos domínios da investigação técnica e científica, na realização de seminários, de workshops, de congressos, na realização de cursos de formação específicos, e outras ações que se considerem relevantes”, frisou a Secretária Regional.

 

Para Ana Cunha, “a divulgação e disseminação do conhecimento científico e tecnológico é uma necessidade da sociedade atual, partilhada pelo Governo dos Açores, e que, face à localização geográfica do arquipélago se torna ainda mais imperiosa”.

 

A Secretária Regional adiantou ainda que será apresentada em breve a Plataforma de Indústria Criativa dos Açores, que visa "envolver diversos intervenientes com competências ao nível do design industrial, design de produto, design conceptual, engenharia de materiais, entre outros, e aplicar os conhecimentos destas áreas no desenvolvimento de novos produtos a partir de materiais endógenos dos Açores”.

 

Esta plataforma, salientou Ana Cunha, pretende “levar a que esses novos produtos e materiais sejam utilizados no setor da construção, da reabilitação, sobretudo, mas não exclusivamente, em unidades turísticas de diferentes tipologias, gerando mais rendimento para a fileira dos materiais de construção, ao mesmo tempo que se cria uma diferenciação única para a oferta dos Açores e acrescenta valor a esta área de atividade económica, que tem conhecido um crescimento exponencial na Região”.

 

“Importa, por isso, continuar o esforço de qualificação e de diferenciação, estando o Governo disponível para, em conjunto com as entidades que assim o entendam, continuar a colaborar e a desenvolver atividades e parcerias”, assegurou Ana Cunha.

GaCS/HB
 
Anexos:  
2018.09.14-SRTOP-LREC_NONAGON(1).mp3 2018.09.14-SRTOP-LREC_NONAGON(2).mp3   18.3406.jpg 18.3407.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores reitera compromisso com a divulgação científica e tecnológica

Agenda do Governo Regional dos Açores para 26 de setembro

Governo dos Açores reivindica junto de Bruxelas aumento de 10% na quota de goraz

Marta Guerreiro sublinha importância da participação dos cidadãos como forma de enriquecimento do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Gui Menezes afirma que alteração da Lei de Gestão do Espaço Marítimo visa dar à Região poderes decisórios e vinculativos sobre uso do mar açoriano



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

  





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal